O Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada e Pista foi realizada em Maringá (PR), reunindo 170 atletas de 11 países
Com 122 medalhas conquistadas, o Brasil encerrou o Pan-Americano de Paraciclismo de Estrada e Pista 2022 com a primeira colocação. Foram 45 medalhas de ouro, 37 de prata e 40 bronzes, além de somar pontos decisivos para alcançar as primeiras vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e Paralimpíadas de Paris 2024.
“Fechamos a nossa participação na primeira colocação geral e com um saldo muito positivo. Todos os objetivos traçados foram atingidos e estamos muito felizes com os nossos resultados. Todas as delegações estão de parabéns. Mas também não podemos deixar de agradecer a confiança da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (Copaci), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e todos os nossos apoiadores que foram fundamentais para viabilizar a realização do evento”. Então declarou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na CBC.
O Brasil ganhou medalha em todas as categorias (classes) que competiu, demonstrando muita regularidade e superação durante os quatro dias de competição. Nos dois primeiros dias aconteceram as provas de Pista, no Velódromo de Municipal de Maringá, enquanto sábado e domingo os atletas disputaram as provas de Estrada no circuito do Bosque 2.





Atual campeão mundial da modalidade, Lauro finalizou sua participação invicto, após participar de seis provas e conquistar seis medalhas de ouro. No domingo, Lauro voltou ao lugar mais alto do pódio após dominar a prova de resistência e chegar escapado dos adversários.
“O Pan reuniu os melhores atletas do nosso continente e fico honrado em ter conseguido vencer todas as provas que participei, principalmente por contribuir na somatória de pontos para a classificação dos próximos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Agradeço a CBC e o CPB pelo trabalho incrível que desenvolvem no nosso esporte, todos os meus patrocinadores e principalmente a minha família”, destacou Lauro.
Quadro de medalhas
A Colômbia terminou na segunda colocação geral com 44 medalhas em segundo lugar, seguida da Argentina com 40 medalhas em terceiro.

Fotos divulgação Alan Modesto/CBC
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Review Capacete Lazer Sphere
- Review pneu Bontrager R1 Hard-Case Lite 700×25
- Não ao cancelamento da Copa do Mundo em Petrópolis!

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!