Campeonato Paulista de MTB XCC/XCO recebe inscrições até dia 13/04

Competição em etapa única será nos dias 15 e 16, no Thor Bike Trail, em Araçoiaba de Serra

Nos dias 16 e 17 de abril, o Campeonato Paulista de MTB XCC/XCO será a atração esportiva no estado. A competição, em etapa única, acontecerá no bikepark da Thor Bike Trail, em Araçoiaba de Serra, na região de Sorocaba, reunindo os principais nomes da disciplina. Isso faz prever boas disputas, exigindo, muita habilidade e resistência para enfrentar os percursos. O evento é válido pela 2ª e pela 3ª etapa do Ranking Paulista 2022 e as inscrições seguem abertas até o dia 13 de abril.

A confirmação de participação será feita apenas on-line, pelo link https://forms.gle/jwyefqQimS5ZbVud9, até as 23h59min do dia 13. A inscrição no Paulista de MTB terá uma taxa de valor único por ciclista de R$130,00 (cento e trinta reais), sendo que as categorias Kids Masculino/Feminino, Mirim Masculino/Feminino e Infantil Masculino/Feminino, terão suas inscrições isentas.

Já as categorias Infanto Juvenil Masculino/Feminino, Juvenil Masculino/Feminino, PcD e Masters Masculino, assim como as Masters Feminino com a idade de 60 anos e mais, terão desconto de 50%, ou seja, a taxa será R$65,00 (sessenta e cinco reais).

A prova de XCO acontecerá em um circuito de 4,6 km/volta de extensão, enquanto para o XCC será de 1,5 km/volta. O Paulista de MTB, uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, será aberto a todos os ciclistas, federados ou não. Serão 31 categorias para o XCO e seis para o XCC. Em caso de vitória de um ciclista não federado, o mesmo terá 15 dias após o evento para filiação e confirmação do título.

Disciplinas

O XCC possui provas rápidas, porém de alta intensidade. É disputado em grupo, onde os ciclistas largam juntos e em circuitos curtos, de até no máximo 2 km, o percurso pode contar com obstáculos naturais e/ou artificiais. Desse modo, em média, as baterias podem durar até meia hora e com seis a oito voltas. Trata-se de uma disputa dinâmica, com muitas fugas e perseguições, onde melhor sempre fica reservado para a volta final. Além disso, o XCC serve de prova classificatória para a posição de largada do XCO, o que torna a disputa bastante emocionante.

Já o Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) possui o circuito variado e mais longo, em comparação a XCC, com distância de 4 a 10 quilômetros. A categoria possui maior dificuldade, e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bom resultados. Além disso, é uma prova de estratégia, em que um pequeno erro ou um ataque na hora errada podem definir o campeão. O percurso é geralmente formado por caminhos rochosos, obstáculos, descidas técnicas e até rampas, dependendo da competição.

A integração com público é muito intensa nesse tipo de prova. Os circuitos são projetados para que os apreciadores possam acompanhar bem de perto os atletas competindo.

Para conhecer os circuitos entre em contato com a Thor Bike Trail, pois o bikepark está aberto todos os finais de semana para treino no site.

Assim mais informações no site oficial.

Fotos divulgação FPCiclismo / Foco Radical

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.