Ciclistas terão pela frente subidas desafiadoras na prova do L’Étape Rio

L'Étape Rio

Atletas confirmados dão dicas de como encarar a prova, que está com inscrições abertas até o dia 30 de maio

Faltam menos de 2 meses para a realização do L’Étape Rio de Janeiro Santander, e a expectativa entre ciclistas de todo o Brasil só aumenta com a proximidade da prova. Um dos grandes desafios para os atletas serão as subidas presentes no trajeto pela Cidade Maravilhosa.

Os ciclistas que optarem pelo circuito longo terão pela frente 102 quilômetros de percurso com altimetria de 1096 metros. Entretanto os que se inscreveram no circuito curto pedalarão 46 quilômetros com altimetria de 450 metros.

Local e data

O L’Étape Rio Santander acontece de 24 a 26 de junho na Cidade Maravilhosa. O evento já está no seu último lote de inscrições, que vão até o dia 30 de maio. A largada da prova está marcada para as 5h da manhã, na Marina da Glória.

No percurso, após a largada na Marina da Glória, os ciclistas seguem pela orla em direção às famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde irão apreciar o nascer do sol na beira mar isolada para o ciclismo nacional.

“Eu sou carioca, residente em São Paulo e sempre que vou ao Rio treino na Vista Chinesa, no Cristo e na orla da Zona Sul até a Barra. O cenário é quase uma pintura. Uma competição nos principais cartões postais é uma coisa maravilhosa”, assim celebra a ciclista Renata Costa, atleta da Academia do Pedal de São Paulo, confirmada na prova em junho.

“As expectativas são as melhores possíveis. É uma prova que tem uma chancela internacional, o que é muito legal, então a organização, todos os preparativos e a segurança do evento são pontos favoráveis. O trajeto pega os pontos mais turísticos do Rio, então tem tudo para ser uma prova muito bonita e desafiadora”, diz Leandro Rossi, ciclista da assessoria da Rio Cycling, que também está confirmado no L’Étape Rio Santander.

O trajeto

Ao terminar a orla do Leblon, o trajeto segue direto para contornar o Jardim Botânico e iniciar uma das mais famosas subidas do Rio de Janeiro – a subida da Vista Chinesa e da Mesa do Imperador, via estrada Dona Castorina -, a mesma estrada por onde passou a prova de ciclismo nos Jogos Olímpicos do Rio e que agora será fechada para os ciclistas do L’Étape Rio Santander.

Pedalar por essa estrada subindo em direção à Vista Chinesa é um dos momentos mais desafiadores e bonitos da prova. Os atletas do percurso completo seguem pelo alto das montanhas no sentido Estrada da Canoas, passando pela Mesa do Imperador, a Casa do Prefeito e descendo até o retorno da prova, no famoso Mirante de Canoas.

“A Vista Chinesa para mim é o maior desafio da prova, já que cansa bastante, pois o percentual maior de inclinação é nela. O tempo e a energia precisam ser bem administrados nesse trecho, principalmente. Igualmente, as decidas precisam de atenção, pois têm curvas bem fechadas”, explica a ciclista Renata Costa.

“A Vista Chinesa começa não tão inclinada, com 8% de inclinação e quando chega no meio do trajeto ela vai de 12% a 13%. É um trajeto de 4 quilômetros até a Mesa do Imperador e a minha dica para quem vai fazer tanto o percurso longo, quanto o curto, é que não entre muito forte nessa parte do trajeto. Entrar de uma forma moderada, sentindo como o seu corpo está reagindo nesse momento de força é o ideal”, aconselha Leandro Rossi, da Rio Cycling.

Ao iniciar o retorno, mais um desafio: em uma estrada de concreto, com a floresta da Tijuca no entorno e com mais inclinação, o desafio se torna ainda mais técnico. Uma pedalada que ficará na memória de todo ciclista.

Além da prova

Mas além dos percursos, os atletas podem vivenciar a experiência muito parecida com a do ciclista profissional, do momento da retirada do kit atleta no Village à chegada de prova, tudo proporcionado pela chancela do Tour de France.

Assim mais informações no site.

Fotos divulgação L’Étape Rio

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.