Abraciclo | Indústria produz mais de 230 mil bicicletas no 1ª quadrimestre

abraciclo

Fabricantes do Polo Industrial de Manaus registram crescimento de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano passado

Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo aponta que as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 230.689 unidades nos quatro primeiros meses deste ano. Esse volume é 3,8% superior às 222.183 bicicletas que saíram das linhas de montagem no mesmo período do ano passado.

Em abril, foram fabricadas 47.670 bicicletas, o que representa queda de 17,6% na comparação com março (57.870 unidades) e de 7% em relação ao mesmo mês do ano passado (51.281 bicicletas).

O vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, explica que a queda no volume produtivo em abril ocorreu, pois, as unidades fabris readequaram seu mix de produção para atender à demanda do mercado.

“A procura por bicicletas de entrada tem apresentado queda desde o início do ano. Por outro lado, a busca por modelos de médio e alto preço tem aumentado fortemente. Por isso, readequamos as linhas de produção para atender à demanda. Mas é importante destacar que continuamos impactados pelos atrasos no fornecimento de peças e componentes”, assim afirma.

De acordo com o executivo, a situação deve persistir pelo menos até o final do primeiro semestre.

“Até junho, ainda vamos enfrentar desafios na nossa cadeia produtiva e de logística. O fortalecimento da produção deve ocorrer a partir do segundo semestre, quando há também um período sazonal de crescimento nas vendas”, então completa.

Na avaliação de Gazola, a procura por bicicletas segue tendência de alta.

“Muitos brasileiros adquiriram o hábito de pedalar durante a pandemia e agora incorporaram essa prática no seu dia a dia. A bicicleta é um meio de transporte ecologicamente amigável e que proporciona uma melhor qualidade de vida”, por fim diz o executivo da Abraciclo.

Produção por categoria

A bicicleta elétrica foi a categoria que registrou maior crescimento percentual no primeiro quadrimestre. De janeiro a abril deste ano, foram fabricadas 3.146 unidades, alta de 19,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (2.637 unidades). “As pessoas estão se interessando e adquirindo cada vez mais a bicicleta elétrica. É um meio de transporte que não polui e não pesa muito no bolso. O volume ainda é pequeno, cerca de 1,4% do total produzido, mas o crescimento demonstra uma tendência do mercado”, afirma.

Em números absolutos, a categoria mais produzida nos quatro primeiros meses do ano foi a Moutain Bike (MTB). Em primeiro lugar com 149.716 unidades e 64,9% do volume total fabricado no Polo de Manaus.

A MTB também liderou a ranking de fabricação mensal. Em abril, foram produzidas 35.765 unidades, o que corresponde a 75% do total. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (10.202 unidades e 21,4% da produção), seguida pela Infantojuvenil (678 bicicletas e 1,4%).

Foto divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.