Marcel Kittel encerra contrato com a equipe Katusha

O ciclista Marcel Kittel e a equipe Katusha-Alpecin rescindiram o contrato com efeito imediato. Kittel assinou contrato com a equipe no início de 2018, mas não conseguiu vencer regularmente, com problemas de confiança e condicionamento físico sendo um tema comum durante seu tempo no time.

“Foi para mim um longo processo de decisão, onde eu levantei muitas perguntas sobre como e onde eu quero ir como pessoa e atleta e o que é realmente importante para mim”, disse Kittel. “De agora em diante, vou colocar minha felicidade e alegria acima de tudo e buscar maneiras de encontrar isso também no meu futuro”. Completou o alemão.

“Não acredito que ele tenha parado”, disse Patrick Lefevere, gerente da equipe de ciclismo Deceuninck-Quick-Step à Cyclingnews. “Ele não está lesionado, ele não fez coisas estúpidas. Para mim, ele ainda é o atleta mais rápido do grupo. Ele precisa de um bom lead-out e tudo para dar certo, mas, em uma base puramente atlética, ele é, na minha opinião, o mais rápido”.

Marcel Kittel encerra contrato com a equipe Katusha - Não sou mais capaz de treinar (5)
Foto LaPresse – Ferrari / Paolone

O atleta de 30 anos sugeriu um possível retorno às competições em algum momento no futuro, e seu ex-chefe Lefevere não imagina vê-lo não voltar em algum momento.

Lefevere conhece a situação de Kittel melhor que a maioria. Foi ele quem contratou o alemão quando estava em baixa devido ao desastre de 2015 com a Team Sunweb – então Giant-Alpecin. Ao longo de duas temporadas na QuickStep blue, Kittel venceu 26 corridas, incluindo seis etapas do Tour de France, e parecia que sua carreira estava de volta aos trilhos. No entanto, desde a transferência para o Katusha-Alpecin em 2018, ele venceu apenas três corridas e, antes de terminar seu contrato, saiu do Tour de Yorkshire e do Tour of California em pouco tempo.

“Eu era talvez o cara de sorte, porque em seu ex-time ele não se apresentou, então ele tocou comigo e agora ele não atua novamente”, disse Lefevere.

“Lembro-me de quando o assinei, peguei um helicóptero para Amsterdã, encontrei-o e falei por 30 minutos e acertei as coisas lá. No início da temporada, não falamos muito sobre seus problemas anteriores. Sabíamos mais ou menos o que aconteceu e dependia de nós tirar o máximo dele, sem colocar muita pressão mentalmente e fisicamente”.

Marcel Kittel encerra contrato com a equipe Katusha
Foto Getty Images

Lefevere diz que “pressão mental” é um problema particular para Kittel e não tem nenhum problema em descrever seu ex-piloto como “frágil”.

“Ele é frágil, caso contrário ele não estaria na posição em que está agora”, disse ele.

“Quando contratamos ele, sabíamos que ele era muito frágil, então, em sua primeira corrida, o levamos para a Dubai Tour sem pressão. Nós dissemos não se preocupe, tente correr e ver se dá pra ganhar – se não der, então tudo bem, ninguém está morto, seguimos em frente.”

“Nós vencemos a primeira etapa, depois a segunda, e vencemos o GC. Foi isso. Ele tinha confiança de volta, ele tinha a confiança da equipe e nós vencemos muitas corridas juntos”.

“Se, e quando Kittel se sentir pronto para retornar às corridas, é uma questão que levará tempo para se resolver, mas se assim for, ele já não receberia o tipo de salário quando foi para Katusha, e já é sabido que a QuickStep tem um ambiente que funciona para ele.”

Marcel Kittel encerra contrato com a equipe Katusha
Foto Kathrin Schafbauer

“Acabei de ler sobre essa notícia”, disse Lefevere. “É muito cedo para pensar sobre isso.”

José Azevedo, gerente da Katusha e que atuou na contratação de Kittel para a equipe, lamentou a decisão. “É com tristeza que concordamos com o pedido de Marcel. Entendemos a situação e o apoiamos totalmente neste momento difícil. Todos os membros da equipe continuarão o apoiando no futuro e esperamos que ele volte em breve a competir como o campeão que ele é. Em nome da equipe Katusha-Alpecin e de todos os seus patrocinadores e parceiros desejamos a Marcel o melhor para o futuro.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.