Pan-Americanos 2019 – Wellyda Rodrigues em 10º na prova do ominium

Na única prova do ciclismo pista com participação brasileira neste sábado, Wellyda Rodrigues ficou longe da briga pelo pódio e terminou na décima colocação. A campeã foi a favorita americana Jennifer Valente, bronze no Mundial do ano passado. Completaram o pódio, a mexicana Lizbeth Vazquez e a cubana Arlennis Cañadilla.

wellyda-rodrigues-no-aquecimento

A primeira prova que faz parte do programa da omnium feminina, o scratch, foi a que Wellyda Rodrigues obteve o melhor resultado. A brasileira ficou na sétima colocação e somou 28 pontos, enquanto a vencedora, Aranza Sánchez, do Chile, ficou com 40.

A segunda prova foi a corrida contrarrelógio e Wellyda Rodrigues não conseguiu ter um bom desempenho. Ela ficou em 13º. lugar entre 17 participantes. A americana Jennifer Valente foi a vencedora. Na classificação geral, a brasileira caiu para décimo com 44 pontos somadas, enquanto a ciclista dos Estados Unidos assumiu a ponta com 76, utrapassando a chilena Aranza Sánchez, que caiu para a vice-liderança com 74. Em terceiro estava a mexicana Lizbeth Vázquez com 68.

A terceira prova do omnium foi a corrida de eliminação. Wellyda Rodrigues chegou a frequentar, em alguns momentos, as três primeiras colocações, mas não aguentou o ritmo e foi a 11ª. a ser eliminada, terminando em sétimo lugar. O resultado a manteve em décimo lugar com 72 pontos. Jennifer Valente voltou a vencer, somou mais 40 pontos, e disparou na liderança geral com 116 pontos. Segunda colocada na prova, a mexicana Lizbeth Vázquez subiu para  a vice-liderança com 106 pontos, enquanto a chilena Aranza Sánchez, que terminou em 14º., despencou para sexto. Amber Joseph, de Barbados, quarta colocada na eliminação, subiu para a terceira posição com 98 pontos.

wellyda-rodrigues-em-acao

Para encerrar o omnium, a mais longa do dia, a prova por pontos. Foram 80 voltas pelo velódromo, um total de 20km com oito sprints. Medaha de bronze no Mundial do ano passado, Jennifer Valente disparou na frente e venceu com facilidade para conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos com 198 pontos, 32 de vantagem sobre a mexicana Lizbeth Vazquez, que ficou em terceiro na prova, e acabou com a prata. A cuba Arlenis Cañadilla, segunda colocada na última competição, ficou com a medalha de bronze com 140 pontos somandos. Oitava colocada na prova por pontos, Wellyda Rodrigues terminou o omninum feminino na décima colocação.

Mais informações no site https://www.lima2019.pe/

Kacio Fonseca fica em 5ª lugar no sprint no velódromo