Etapa Urubici do Sense Enduro Cup definirá primeiro Campeão Brasileiro oficial

Competição acontece em Meca do fun ride, nos dias 16 e 17 de novembro

Diferente do que acontece em uma prova de cross-country, uma competição de Enduro, como a Sense Enduro Cup, costuma ter um ar muito mais solto, com uma grande parcela dos participantes procurando apenas uma oportunidade de pedalar em trilhas bem feitas e super divertidas. Este é o verdadeiro espírito do fun ride, que nasceu junto com o mountain biking nos anos 1970.

etapa-urubici-do-sense-enduro-cup-definira-primeiro-campeao-brasileiro-oficial (5).jpg
Foto: Pedro Cury

Quando a Sense apresentou o Sense Enduro Cup no começo deste ano, o objetivo foi levar este espírito de diversão para mais pessoas, e também elevar o nível do Enduro no Brasil, profissionalizando ainda mais as competições e melhorando o contato entre público, patrocinadores e atletas. Para isso, a organização fez uma parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), criando o primeiro campeonato nacional oficial da modalidade – a novidade segue uma tendência internacional, que começou no ano passado, quando a UCI passou a chancelar o Enduro World Series, competição mais importante da categoria.

Além disso, a organização da prova aposta em formato do tipo evento esportivo, com uma arena de apoio onde o público pode interagir com os atletas, além de um prólogo que coloca espectadores e ação no mesmo lugar – geralmente ele acontece em alguma trilha ao lado da arena.

“O prólogo foi a maneira que encontramos para colocar o público em contato direto com toda a ação de uma prova de Enduro. A novidade é inédita no Brasil e foi muito bem recebida por atletas e por quem vai acompanhar a competição” explicou Gustavo Abah, do departamento de marketing da Sense Bike.

Sense Enduro Cup #2
Foto: Pedro Cury

“Os eventos foram muito bem recebidos por todos, não só pela estrutura física, mas também pelo carinho na escolha das trilhas e dos percursos. Detalhes como flow, sinalização, obstáculos e tempo de cada especial foram levados em conta, com trajetos feitos por quem participa ativamente do cenário nacional do Enduro”, complementou Gustavo.

Final em Urubici

Conhecida por bikers de todo o Brasil como um dos melhores lugares do país para a prática do Enduro e do Mountain Biking em geral, Urubici, em Santa Catarina, será palco da decisão final do Sense Enduro Cup 2019. Até então, a série passou por Nova Lima, Minas Gerais, nos dias 6 e 7 de Abril e por Petrópolis, Rio de Janeiro, em 13 e 14 de Julho. Entre as mulheres, ambas as etapas tiveram Danielle Daher como vencedora, com a atleta somando 600 pontos. Nara Faria, a segunda colocada, acumula um total de 500 pontos.

etapa-urubici-do-sense-enduro-cup-definira-primeiro-campeao-brasileiro-oficial (4)
Foto: Pedro Cury

Já entre os homens, a liderança está com Bernardo Cruz, atleta que levou a etapa de Petrópolis e ficou em terceiro em Nova Lima, somando assim 520 pontos. O segundo posto está com Julio Giani, com 430 pontos. Levando em conta que os três primeiros lugares somam 300, 250 e 220 pontos respectivamente e que os quatro atletas estarão presentes em Urubici, a disputa em ambas as categorias de elite está em aberto.

Sense Enduro Cup #2
Foto: Pedro Cury

“Nosso objetivo com as etapas foi testar os pilotos em diferentes condições de trilhas, representando um pouco do que o Brasil tem para oferecer para o mountain biker. Em Minas, o ponto alto foram as pedras e o minério típico da região. Já em Petrópolis, trechos da Mata Atlântica e trilhas com grandes inclinações foram o destaque”, comentou Abah.

Este detalhe foi reconhecido também por quem compete, com boa parte dos participantes destacando positivamente a variedade das locações escolhidas. “As primeiras etapas exigiam preparo físico dos pilotos. Na segunda etapa tivemos que empurrar bastante e bike, o que exige um outro tipo de preparo. As pistas foram muito bem marcadas e escolhidas a dedo, com o nível técnico alto”, comentou a líder Danielle Daher.

“Os terrenos foram bem diversos e específicos para cada região, o que não favoreceu ninguém. Por isso, minha expectativa na última etapa é manter a constância para pegar o título de Campeã Brasileira”, complementou Danielle.

etapa-urubici-do-sense-enduro-cup-definira-primeiro-campeao-brasileiro-oficial (6)
Foto: Pedro Cury

“Urubici é uma região maravilhosa, um canto do Brasil muito especial, com um visual espetacular e vegetação única. Desta vez, o Vale Europeu Catarinense será visitado em uma época de mais calor e provavelmente não teremos chuvas. As trilhas são rápidas, técnicas e divertidas ao mesmo tempo. A região tem uma cultura muito forte do mountain biking, com os locais preparando muitas trilhas e novidades para o evento”, complementou Christian Wagner, diretor técnico da prova.

Viagem com tudo pago para assistir a final do EWS na itália

Além da estrutura completa montada em uma arena de 2300 metros quadrados com shows, DJs, diversos food trucks, apresentações variadas, cerveja e trilhas de elevadíssima qualidade, a organização do Sense Enduro Cup ainda pensou em um outro grande estímulo para os pilotos que participam da prova – o sorteio de três viagens com tudo pago para assistir uma etapa do Enduro World Series.

Foto: Pedro Cury

Com os nomes dos vencedores dos dois primeiros sorteios já anunciados, a etapa final selecionará o último vencedor da promoção. Além disso, o local da viagem também foi revelado – trata-se da etapa final da do EWS 2020, competição que será realizada em Finale Ligure, Itália, nos dias 26 e 27 de Setembro. A promoção é válida apenas para atletas inscritos na prova, com o sorteio sendo realizado durante a etapa de Urubici do Sense Enduro Cup.

As inscrições para a terceira etapa do estão abertas e com desconto promocional de 25% até o dia 12 de Outubro.

Ranking Sense Enduro Cup 2019

Elite Masculino
1 – Bernardo Cruz – 520
2 – Julio Giani – 430
3 – Henrique Becker – 420
4 – Leonardo Mattioli – 390
5 – Wallace Miranda – 370

Elite Feminino
1 – Danielle Daher – 600
2 – Nara Faria – 500
3 – Barbara Jechow – 440
4 – Luiza Zanini – 200
5 – Lucy Onodera – 200

Inscreva-se pelo site oficial do Sense Enduro Cup.

Você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.