Fodaxman Extreme Triathlon está confirmado para 13 de dezembro

Fodaxman Extreme

Está confirmado: o Fodaxman Extreme Triathlon será realizado no dia 13 de dezembro, em Santa Catarina. A prova de triatlo extremo que contempla a passagem pela Serra do Rio do Rastro precisou passar por adequações. Uma delas foi a data. Dessa maneira previsto para o dia 12 de dezembro, o Fodaxman foi remarcado para o dia seguinte. Um domingo, por conta de obras na rodovia SC-390, justamente no trecho da Serra do Rio do Rastro.

Mas também outra mudança necessária foi o local da natação.

Os 4 km da modalidade serão realizados na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão, também ao Sul de Santa Catarina. Assim na mesma região das duas primeiras edições do evento, em vez da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis.

“A Casan, responsável pela barragem, não nos autorizou a prova pela questão da Covid-19, por um protocolo da própria distribuidora. Portanto, a natação será na Lagoa dos Esteves, na mesma região, e sem consequências significativas para o percurso. A outra questão foi a alteração na data por causa de obras na Serra do Rio do Rastro, em que temos a liberação ao tráfego somente aos domingos. Consultamos os atletas inscritos sobre estas duas alterações, recebemos a aceitação deles e confirmamos a realização da prova”, explica Fernando Palhares, um dos organizadores do Fodaxman.

Pautado em realizar uma prova de atleta para atleta ao longo dos 5 anos de existência, o Fodaxman Extreme Triathlon aguardou pelas avaliações de riscos da Covid-19 por parte das autoridades de saúde para garantir um evento sobretudo seguro aos atletas e com a confirmação da realização em tempo hábil para adequações conforme protocolos sanitários pela organização.

Fodaxman Extreme
Foto: Romulo Cruz/Flows
A decisão da realização

Além disso, a decisão da realização do evento passou pelas mãos dos competidores. A organização decidiu abrir para que os atletas inscritos opinassem sobre a permanência da prova ainda em 2020.

“Nós questionamos todos os atletas sobre adiar ou não a prova e aceitação foi muito grande por parte dos atletas. A maioria fez questão de competir ainda em 2020, mesmo com as alterações necessárias na data e no local da natação”, por fim avalia Palhares.

O Fodaxman Extreme Triathlon tem 4 km de natação, na Lagoa do Esteves, no Balneário Rincão, 180 km de ciclismo, que inclui a subida da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e 42 km de corrida, entre eles a parte final no Morro da Igreja, em Urubici. São 4,7 mil metros de altimetria acumulada e com a chegada a 1.818 metros acima do nível do mar.

Calendário mundial

Na edição do ano passado o Fodaxman Extreme Triathlon integrou o calendário da Xtri World Tour, que reúne provas de triatlo extremo em todo o mundo, como prospect race (prospecção). Em 2020 figura novamente na programação já como prova oficial do circuito mundial.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.