Campeonato Mineiro de MTB terá 2 fins de semana na Fazenda Sossego

Campeonato Mineiro de MTB
Objetivo é diluir fluxo de atletas. Evento elaborou protocolos para manter segurança dos competidores

Assim após um longo período sem competições de mountain bike, aos poucos as provas de pedal estão retornando. O Sense Campeonato Mineiro de MTB acontece em um novo normal, com responsabilidades que igualmente cada pessoa deve seguir para manter a taxa de transmissão do Coronavírus em queda. Para que a competição aconteça, a organização com apoio da Secretaria de Saúde de Carandaí e da Federação Mineira de Ciclismo criaram um protocolo específico Covid-19. O evento acontece na Fazenda Sossego, em Carandaí, e dividido em XCO e XCM. O XCO acontece nos dias 28 e 29 de novembro e a MARATONA dias 5 e 6 de dezembro.

Para que o evento aconteça, a entrada do público está proibida. Os atletas estão autorizados a entrarem na Fazenda Sossego com apenas um acompanhante que dará apoio durante a prova. Outros protocolos foram criados para a segurança de todos, como por exemplo o aumento do bolsão de largada para que os atletas fiquem a uma distância mínima de 1,5 metros. Será obrigatório o uso de máscara pelos acompanhantes e competidores que poderão retirá-la apenas alguns instantes antes da largada, na autorização da organização. Outros procedimentos seguidos, como por exemplo o controle de temperatura na entrada da fazenda e álcool em gel espalhados pelo eventos. Veja o protocolo Covid-19 completo no site do evento.

Campeonato Mineiro de MTB
Foto Fazenda Sossego
Sense Campeonato Mineiro de MTB

O campeonato foi divido em dois fins de semana para diminuir aglomeração de atletas. Dessa maneira serão dois percursos: um de XCO e outro de XCM – MARATONA. As pistas estão inteiramente dentro da Fazenda Sossego. A maratona tem cerca de 16 km bem variado e divertido com estradas, trilhas e subidas. O número de voltas varia de uma a quatro, de acordo com a categoria. No XCO o percurso tem cerca de 5,5 km e o número de voltas também varia de acordo com a categoria.

Apesar do evento ser o Campeonato Mineiro de MTB nas duas modalidades mais tradicionais, XCO e a XCM, qualquer atleta pode participar sendo de Minas Gerais ou outros Estados, filiado ou não, profissional, amador ou iniciante. Dessa maneira, com o objetivo de atingir diversos perfis de atletas, as categorias são variadas e abrangem homens e mulheres de 12 a 70 anos. As oficiais valem pelo Campeonato Mineiro de MTB em etapa única. Dentre as categorias amadoras está Dupla Mista/Feminina, Dupla Masculina, Dupla Pró, Peso Pesado para atletas acima de 95 kg e outras. A grande novidade é a inclusão da categoria HAND BIKE junto a categoria PNE.

Depois de um acidente, há um ano, o competidor Tarlis Pierre encontrou na Hand Bike uma forma de superar limites e quebrar barreiras e assim promete que não perde o Campeonato Mineiro.

“Eu me apaixonei pelo Hand Bike e levo muito a sério o esporte. Foi um presente ter Hand Bike na CIMTB Michelin, em Araxá, e agora no Campeonato Mineiro, vai ser uma emoção imensa participar” afirmou o competidor. “O intuito é levar para quem passou por situações como a minha ou que talvez tenha alguma limitação, que não há motivo para desanimar. Enquanto há movimento, há vida e é possível praticar esporte”, por fim comentou.

Nas categorias oficiais

O evento fará uma premiação geral da prova para todos os atletas e a Federação Mineira de Ciclismo fará outra para os filiados em Minas Gerais, que definirá os Campeões Mineiros de 2020. Mesmo nas categorias oficiais, podem participar atletas de outros estados, filiados ou não filiados, exceto nas categorias Super Elite e na Júnior onde só correm filiados. A premiação será com medalhas até o quinto lugar, produtos até o terceiro lugar. Na maratona contudo todos que completarem a prova receberão medalha de participação.

Campeonato Mineiro de MTB
Foto Fazenda Sossego

De acordo com o organizador da prova, Rogério Bernardes, o evento será super inclusivo.

“Tem dezenas de categorias para qualquer pessoa que tem uma mountain bike participar. É bom ressaltar que as vagas são limitadas por categorias justamente para termos o controle do número de pessoas dentro do evento e nas pistas. Além disso, dividimos o evento em dois finais de semana para que o fluxo de atletas seja distribuído em mais dias de prova”, explicou Rogério.

Fazenda Sossego

Um dos pioneiros em receber eventos de mountain bike em Minas Gerais e no Brasil, a Fazenda Sossego em Pedra do Sino, Carandaí, iniciou seus trabalhos com foco na modalidade em 1995. De lá para cá muita coisa mudou, a prova ficou grande dentro da fazenda e se tornou uma das mais conhecidas e conceituadas competições no mundo. A CIMTB – Copa Internacional de Mountain Bike. O evento é o segundo do mundo a somar mais pontos para o ranking internacional e assim também usado como seletiva para os Jogos Olímpicos.

Nestes mais de 25 anos, a Fazenda Sossego recebeu sua última prova em 2004, a famosa Copa Ametur que cresceu de forma que foi necessário realizar em cidades com grandes estruturas de hospedagem, restaurantes, aeroportos, etc. Daí vieram as famosas provas de Araxá, que é uma das 4 provas no mundo com a classificação SHC, Congonhas, Petrópolis, Taubaté e dezenas de outras cidades.

Campeonato Mineiro de MTB
Foto Fazenda Sossego
Assim a fazenda não parou

Após esse período, a fazenda não parou e passou os últimos anos se preparado para receber diversos eventos do mundo duas rodas. Este mês promoveu com Kadinho, Gabriel Giovanini e Gabril Isper uma Clínica de Mountain Bike em suas trilhas. Estas clinicas acontecerão com frequência com diversos treinadores a partir de 2021. Além disso, há dois anos a fazenda recebe o curso Offroad para grandes motos conhecidas como “bigtrails” promovido pela Nação Bigtrails.

“Temos uma grande área e o foco é o desenvolvimento do esporte sobre rodas. Queremos ser referência para o compartilhamento de conhecimento para todas as modalidades possíveis pois isso, além de elevar o nível do esporte, aumenta a segurança e a diversão dos usuários”, afirma Rogério Bernardes.

“Além dos cursos, a fazenda está preparando uma agenda para receber eventos de toda natureza e novos projetos estão surgindo como o Trail Run que em breve terá eventos inovadores. Não nos vemos como um bike Park mas sim como um Centro de Treinamento onde a evolução esta sempre ao lado da diversão e performance”, por fim completou.

Foto Fazenda Sossego
Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.