Começa hoje a vacinação da delegação brasileira que vai a Tóquio

vacinação

O Governo Brasileiro confirmou a vacinação da delegação brasileira que vai ao Japão para a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio-2020.

As vacinas serão concedidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e não vão sair, então, das doses obtidas pelo Governo Federal para vacinar a população. Além disso, para cada dose cedida à delegação do Brasil, o COI vai doar outras duas ao SUS para imunizar os brasileiros.

A previsão é que sejam vacinados em torno de 1.800 brasileiros que irão ao Japão. O que assim equivale a aproximadamente 7 mil doses adicionais entregues ao SUS. Dessa maneira cerca de 3.600 pessoas beneficiadas com a doação das vacinas através do Plano Nacional de Imunização.

“A prática de esportes é algo que tem um benefício global para a saúde, e os Jogos Olímpicos são a festa mundial dos esportes. Nós vamos vacinar os nossos atletas e comissões técnicas para garantir que esses eles possam desempenhar muito bem nos Jogos de Tóquio. Vamos fazer essa iniciativa com o apoio de farmacêuticas que doarão doses, de forma que não vai desfalcar o PNI”, então afirmou Marcelo Queiroga.

“O COB sempre se posicionou a favor de seguir o Plano Nacional de Imunização. Além disso, só abrimos conversas sobre a possibilidade de imunizar a delegação quando confirmamos que, para cada atleta ou oficial vacinado, o país receberá mais duas doses para imunizar a população brasileira. Esta é uma grande contribuição do Movimento Olímpico neste momento tão difícil que o mundo enfrenta”. Assim diz La Porta, chefe de Missão do COB nos Jogos Olímpicos. “Mesmo sem a obrigatoriedade da vacina para a participação nos Jogos, não há dúvidas de que nos sentiremos mais seguros para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos”, então completa.

Como será realizada a vacinação?

O Ministério da Defesa é responsável pela logística da vacinação e ofereceu instalações militares em seis cidades brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo – para atender aos participantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

COB disponibilizou o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, e, em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei, o Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema. Além disso, o Comitê Paralímpico Brasileiro cedeu o seu Centro de Treinamento em São Paulo.

Os demais credenciados estão liberados para se vacinarem nas capitais mais próximas de suas cidades de origem, com o deslocamento por conta própria.

Assim, o Brasil se junta a outros países que também estão fazendo a vacinação de seus atletas que irão a Tóquio-2020. É o caso, por exemplo, da Austrália, que iniciou a imunização de sua delegação nesta terça-feira (11). O COI, no entanto, já afirmou publicamente que as vacinas não serão obrigatórias para os atletas disputarem os Jogos.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.