O Rodinha Zero do Instituto Aromeiazero, responsável por promover o desenvolvimento integral de crianças de 4 a 11 anos
O prazo para pessoas físicas e jurídicas doarem parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais termina no dia 30 de dezembro, mas é bom não deixar para a última hora. Poucas pessoas sabem, mas a legislação permite que até 6% do chamado “imposto devido” seja convertido em doação para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso. A possibilidade é válida para quem tem imposto a pagar e utiliza o modelo completo para fazer a declaração do IR de pessoa física. Empresas também podem doar. O declarante não paga nada a mais e acaba fazendo o bem destinando parte a projetos sociais de sua preferência.
Projeto social Rodinha Zero
Um deles é o Rodinha Zero do Instituto Aromeiazero, aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto vai atender 400 crianças em 8 escolas, com atividades para ensinar as crianças a pedalar sem rodinhas e um festival para doação da frota de 20 bicicletas por escola, com a presença da comunidade escolar. O propósito é promover a bicicleta como ferramenta de desenvolvimento integral e fomentar o seu uso por meio de atividades dentro e fora da escola, envolvendo toda a comunidade escolar.
A iniciativa já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas em ações realizadas em escolas municipais de São Paulo, SESCs, Ruas Abertas e parques, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas. Durante a pandemia, inclusive, aconteceram duas Jornada para Multiplicadores, formação online do Rodinha Zero, que tem como objetivo sensibilizar e formar multiplicadores. Vale informar que, uma dessas formações, resultou na publicação do E-book Rodinha Zero, que conta com planos mobilizadores elaborados durante a formação e está disponível no site do Instituto.
A importância
Este projeto visa contribuir para um futuro no qual todas as crianças, ao finalizarem o ensino infantil, saberão andar de bicicleta sem rodinhas, colaborando para que cresçam com mais coordenação, confiança e autonomia, ocupando os espaços e cultivando hábitos mais sustentáveis de interação com o território.
Vale ressaltar que o Rodinha Zero vem sendo desenvolvido desde 2016 e para que ele continue rodando por aí é preciso apoiá-lo. Para isso, quem quiser colaborar, poderá doar, até dia 31 de dezembro, parte do IR. Os depósitos poderão ser feitos no Banco do Brasil – Ag. 3043-0 – C/C 26055-X. . A EDP do Brasil e Green 4T já são patrocinadoras do Instituto, junto com um grupo de pessoas físicas doadoras. O Aromeiazero informa que qualquer quantia é válida. Caso tenha alguma dúvida, basta mandar um e-mail para parcerias@aromeiazero.org.br.
Assim saiba mais sobre o projeto, através do site.
Fotos divulgação Aromeiazero
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Review novas camisas Cycle7 | Coleção verão 2022
- THE ROCK Reserva do Japi é realizado em clima festivo em um paraíso
- Palmas é sede da 43ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!