Os óculos fotocrômicos foram um grande salto em termos de lentes. De uma forma impressionante, as lentes fotocrômicas escurecem ou clareiam dependendo da luz do sol em um determinado momento.
Este tipo de óculos inclui em suas lentes prata ou cloreto de cobre, que reage aos raios ultravioleta emitidos pelo sol e assim é a causa do escurecimento da lente fotocrômica, dependendo da quantidade de luz ambiente.
A primeira premissa para que esses óculos fotocromáticos funcionem é que você deve estar ao ar livre, já que a grande maioria só reage à luz ultravioleta. Ou seja, não funcionam com luz artificial ou se a luz do sol for filtrada por qualquer vidro, por exemplo vidros de janelas ou carros.
Vantagens dos óculos fotocromáticos para ciclistas
Assim as vantagens dessas lentes fotocrômicas são enormes. Inesperadamente, a luminosidade muda durante uma pedalada, era sol passa a ser nublado. Nestes casos, a sua lente não irá tirar a sua visão em momento algum, pelo contrário, irá adaptar-se às condições de iluminação.
Nas montanhas, essas mudanças de brilho são ainda mais frequentes, especialmente se formos para áreas arborizadas onde há menos luz. Dessa maneira com esses óculos, não teremos que tirá-los toda vez que isso acontecer. Reduzindo assim o risco de algo entrar nos olhos ou mesmo perder o controle da bike.

O que ninguém conta
Claro que existem diferentes tipos de lentes e qualidades fotocrômicas, e algumas delas podem muito bem resolver os problemas abaixo.
Não escurece instantaneamente
As lentes não escurecem e clareiam instantaneamente, costumam demorar algo entre 1 e 3 minutos e surpreendentemente até muito mais em alguns casos. Mas na maioria das situações elas funcionam muito bem. Entretanto é preciso lembrar que se você entrar em uma área de luz e sombra, a lente nunca se adaptará à velocidade que pedalamos.
Nas lojas em demonstrações com um flash ultravioleta os óculos escurecem instantaneamente. Mas este não é o caso em situações normais pedalando.
Em altas temperaturas não escurecem
Em temperaturas mais altas, a lente fotocrômica escurece muito menos e às vezes pode até parecer transparente. Por exemplo em áreas de praia com altas temperaturas pode ser um problema. Assim sempre verifique os intervalos de temperatura das lentes antes de comprar.
Em baixas temperaturas não clareiam
Igualmente como com o calor não escurecem, em situações de muito frio escurecem muito. Mas o problema não é bem isso, o problema é que pode levar até horas para ficar claro novamente. Dessa maneira forçando você a ter que tirar do rosto dependendo das situações.
Contudo essas ressalvas apontam para situações extremas, que não sofreremos na maioria das vezes que saímos de bicicleta, então continuamos acreditamos que os óculos fotocromáticos para ciclismo são bem recomendados para ciclismo.
Fotos divulgação Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Storm Riders 2022 definirá o Rei e a Rainha da Marginal Pinheiros
- Escolinha de MTB celebra evolução física e mental no ano de estreia
- Review novas camisas Cycle7 | Coleção verão 2022

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!
Legal. Quero um, mas está caro.