Neste final de semana, entre os dias 30 de abril e 1º de maio, aconteceu a clássica Maratona da Internacional Estrada Real de XCC e XCM, no município de Ouro Branco, no estado de Minas Gerais. Raiza Goulão que venceu as duas provas, então comentou seu desempenho.
Leia abaixo o relato de Raiza Goulão
No último fim de semana competi na etapa de Ouro Branco da Estrada Real. No sábado (30/04) foi realizado o Short Track, uma prova curta e explosiva, que já foi um primeiro treino e um estímulo a mais na minha preparação para o Pan-Americano, no fim de maio.
Tracei uma ótima estratégia para o Short Track, que tinha uma pista curta com 500 metros mais ou menos a volta, ou seja, era bem curta mesmo.
Analisei e estudei as adversárias, para fazer o ataque no momento certo. Abri uma vantagem e foi o que aconteceu. Fiquei muito feliz por vencer, mesmo sendo uma prova classe 3, ou seja, não valia tantos pontos. Foram 10 pontinhos no ranking UCI, o que de alguma forma é importante.
Dia do XCM
No domingo (1/05), foi a vez da prova de maratona, que serviu para dar um pouco de volume e ver como é que o corpo está respondendo neste bloco de treinos, visando o Pan.
A largada já contava com a subida longa de asfalto e já virando a Serra também do Parque da Serra de Ouro Branco. Tentei fazer um início estudando as concorrentes, ainda mais a Letícia Cândido que era a dona da casa, assim por se dizer.
Eu queria ver como ia se comportar o pelotão. Porém, tive a oportunidade de conseguir abrir em determinado momento. Não foi nem um ataque muito forte, mas somente mantendo um ritmo mais constante. Dali em diante, eu fiz a minha prova concentrada.
Tentei manter uma zona mais forte, que seria uma zona de treino intensivo. Não no meu limite o tempo todo, mas tentando fazer força e ser constante. Não ter altos e baixos na prova. Isso, para mim, foi fundamental.
Consegui desempenhar bem e ter outro ótimo resultado. Levei a vitória nas duas provas no final de semana, XCC e XCM, e fiquei muito feliz de poder levar esses títulos para minha equipe, a Squadra Oggi, e também ter uma motivação a mais para o que vem pela frente. Voltei para o Cerrado Goiano, agora é matar a saudade de casa e focar nos treinos de preparação para o Pan-Americano, em Catamarca, na Argentina.
Fotos divulgação Alemão Silva
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Conhecendo as novidades da Cycle7 | bermuda, bretelles e bandanas
- Descida na íntegra da Mesa do Imperador, passando pela Vista Chinesa
- Deu certo lavar as MTBs presas no Thule com produtos da Elephant!

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!