Depois de Raiza Goulão em primeiro lugar com a medalha de ouro e Hercília com o bronze, Brasil conquista mais duas medalhas no Sul-Americano.
Encerrando a programação do XCO neste domingo dia 2 de outubro, Gustavo Xavier aos 21 anos de de idade, conquista a medalha de ouro na prova do XCO no Sul-Americano ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 1h29min55s. Em segundo lugar José Gabriel garantindo a medalha de prata com 1h30min28s.
Com essa vitória no Sul-Americano Gustavo garantiu sua vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que serão realizados em 2023. Competição que também vai distribuir pontos no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
“Excelente prova hoje. A disputa aconteceu em um circuito que me favorece bastante e conseguimos fazer um bom trabalho em equipe. Finalizei com a medalha de ouro após lançar um ataque na terceira volta e me manter na liderança até o final. Estou super feliz em conquistar esse título sul-americano para o Brasil”, então comentou Gustavo.
“Hoje conseguimos fazer um bom trabalho em equipe e o resultado veio da melhor maneira com a dobradinha. Tivemos um começo de prova bem agressivo por outros atletas e logo na terceira volta conseguimos colocar a estratégia em prática. Na última volta, quando já não tínhamos mais perigo de perdermos a medalha de ouro, fiz um ataque e segui sem olhar para trás, somente pensando em assegurar a medalha de prata. Estou saindo contente pelo trabalho feito e pelo resultado conquistado pela seleção”, assim destacou José Gabriel.
A disputa do XCO foi em Encarnación, a pouco mais de 370km da capital paraguaia. Fechando o pódio em terceiro lugar, com a medalha de bronze, o colombiano Fabio Hernando, aos 38 anos de idade, o mais velho da prova.
Veja o resultado dos 10 melhores
- XAVIER DE OLIVEIRA PEREIRA Gustavo BRA 1:29:55
- MARQUES DE ALMEIDA Jose Gabriel BRA 1:30:28
- CASTAÑEDA MONSALVE Fabio Hernando COL 1:30:51
- PEÑA FRANCO Nelson COL 1:31:35
- SOTO Catriel ARG 1:32:17
- MUÑOZ SANDRO VEN 1:33:01
- MEJIA GONZALEZ Yonathan VEN 1:34:01
- CONTRERAS Joel Fernando ARG 1:36:04
- TOBAY Willian ECU 1:38:19
- BOGADO HERMANN Lucas PAR 1:40:21
Foto divulgação Camila Dantas / COB
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Como está o Pump Track Henrique Avancini após 2,5 anos
- Camisa manga longa UV com proteção solar FPS 50 da Cycle7
- Troca dos rotores / discos de freio, versão parafusos e center lock

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa
