cimtb

Raiza Goulão e José Gabriel Marques vencem o XCO na etapa de Nova Lima da CIMTB

Manhã do sábado (24) teve ainda a realização das três disputas da E-Bike e também da Júnior Masculina no Cross Country Olímpico (XCO). A CIMTB segue com provas nesta tarde e durante todo o domingo (25)

Durante a manhã deste sábado (24), um público entusiasmado lotou a arena da Copa Internacional de Mountain Bike no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses. Eles testemunharam emocionantes disputas da modalidade Cross Country Olímpico (XCO), que garantiram momentos empolgantes. Nas duas provas principais, nas categorias Super Elites Feminina e Masculina, que oferecem pontos na corrida por uma vaga para a Olimpíada de Paris 2024, Raiza Goulão e José Gabriel Marques emergiram como os campeões indiscutíveis. Na categoria Júnior Masculina, Henrique Bravo conquistou a vitória. Nas provas do E-Bike, os vencedores foram Rubens Valeriano (Pró Masculina), Letícia Coura (Pró Feminina) e Juliano Neves (Máster). Foi um dia repleto de grandes performances e emoções intensas para os espectadores presentes.

Super Elite Masculina

Na emocionante disputa da categoria Super Elite Masculina, José Gabriel Marques se destacou como protagonista e ditou o ritmo do início ao fim. Após liderar a primeira volta ao lado de Luiz Cocuzzi, Jhonnatan Botero (COL) e Ulan Galinski, Zé Gabriel fez um ataque na segunda volta e abriu uma vantagem confortável até o final. Infelizmente, Cocuzzi e Botero enfrentaram problemas técnicos em suas bicicletas, deixando a tarefa de perseguir o líder para Ulan, que lutou bravamente, mas não conseguiu alcançá-lo, terminando assim na segunda posição. O top 5 também contou com a presença de Guilherme Muller, Luiz Cocuzzi e Ignacio Gallo (CHI), que conquistaram respectivamente o terceiro, quarto e quinto lugares. O pódio foi completado por Nicolas Machado, Mário Couto, Nicolas Delich (CHI), Sebastián Maldonado (CHI) e Flavio Neto, que mostraram um desempenho notável durante a competição. Foi uma corrida intensa e repleta de talento por parte dos ciclistas.

"Estou até um pouco emocionado, porque corri em casa. É uma pressão até dobrada, por ser morador aqui da Lagoa dos Ingleses, além de eu ter entrado na prova vestindo a camisa de líder. Cheguei para essa etapa de Nova Lima sem saber como meu corpo iria responder, pelas várias provas e treinos intensos que tive nas últimas semanas. Embora eu viva aqui, raramente venho treinar nessa área. Para mim, foi uma grata surpresa. Vários trechos novos que o pessoal do Projeto Trilhas montou, de excelente nível técnico", avaliou Zé Gabriel.

"Sobre a prova, sabia que eu tinha que fazer uma boa largada e não podia cometer erros, porque essa pista não permitia recuperações em casos de você ficar para atrás. Logo no início, o Cocuzzi estava comigo na frente, chegamos a nos enroscar mas não foi por querer. No começo da segunda volta, comecei a forçar tudo nas descidas e poupar um pouco nas subidas. Procurei não aliviar em hora nenhuma, apenas nos metros finais quando a vitória estava praticamente garantida. Muito bom contar com o apoio e a torcida local. Foi excepcional", finalizou o campeão, que segue com a liderança geral da competição.

Após a prova, o vice-campeão Ulan Galinski comentou a importância da CIMTB e fez uma análise bastante sensata sobre o seu desempenho durante a prova na Lagoa dos Ingleses. “É sempre um prazer enorme para mim, competir na Copa Internacional. Melhor ainda com um público tão grande”, comentou Ulan.

“Disputar com o Zé dentro da casa dele não foi nada fácil, porque ele é um atleta que está fazendo uma temporada muito forte. Sabia que o desafio seria maior por isso. Tentei me posicionar bem no início, porque sabia que era importante estar próximo dele o tempo todo. Infelizmente, não consegui acompanhá-lo e, na segunda volta, ele forçou e tomei um tempo dele. Ele foi consistente, aumentou a distância e teve seus méritos. De toda forma, fico feliz com essa segunda colocação”, avaliou.

Super Elite Feminina

Na categoria Super Elite Feminina, a prova foi marcada pela atuação destacada de Raiza Goulão e Karen Olimpio, que foram protagonistas desde o início. As duas pedalaram juntas por quase três voltas, mostrando um desempenho impressionante. No entanto, foi Raiza quem conseguiu realizar um ataque bem-sucedido, assumindo a liderança e, a partir daí, administrando sua vantagem até o final. Isabella Lacerda, líder da Super Elite Feminina, conquistou a terceira colocação e se manteve no topo da classificação geral da competição. O top 5 também contou com a presença de Ana Maria Roa (COL) e Giuliana Morgen, que alcançaram o quarto e o quinto lugares, respectivamente. O pódio foi completado por Sabrina Oliveira, Catalina Vidaurre (CHI), Yarela Obando (CHI), Maria Fernanda Castro (CHI) e Luiza Cocuzzi, todas demonstrando um excelente desempenho ao longo da prova. Foi uma disputa emocionante e repleta de talento por parte das competidoras.

"Agradeço a todo mundo pela torcida. Foi uma semana bastante conturbada. Voltei da Europa após competir na Copa do Mundo, ficando praticamente 48 horas acordada, com alguns imprevistos. Estou bastante feliz pelo resultado, porque era uma pista que exigia demais dos atletas. Bem parecida com a Copa do Mundo que participei na Áustria. Andamos juntas e, quando abri uma diferença, sabia que eu não podia nem olhar para atrás, nem tirar o pé. Foi no limite a cada volta, sentido algumas fisgadas de câimbras. Gostaria de parabenizar as meninas, porque o nível do Brasil cada vez mais sobe. Agora, vou para Goiás e lá terei uma semana de calma, porque tô com saudades de casa. Foram dois meses longe", disse Raiza.

"A pista era bem dura. Duas partes, a primeira com uma descida longa e depois subindo muito. Parecia, realmente, a Copa do Mundo de Leogang, na Áustria. Sabia que não podia tirar o pé, porque a Karen é muito forte nas subidas. A qualquer momento ela poderia crescer. O circuito de mountain bike não tem padrões, mas esse se caracterizava por não deixar você descansar em em segundo nenhum. Exigia concentração o tempo todo. Gostei bastante, lembra muito os circuitos europeus", concluiu a vencedora.

Para Karen Olimpio, um desafio extra na etapa de Nova Lima: se recuperar de probelemas médicos que antecederam a corrida na Lagoa dos Ingleses.

"Trabalhei muito para estar aqui, mas durante a semana tive uma virose e um resfriado, que foi bem forte. Isso me desgastou bastante, mas sabia que era importante não ficar de fora, porque são importantes pontos no ranking olímpico para Paris 2024. Feliz pela disputa, independente das condições que eu estava. A vida de atleta tem altos e baixos, então esse segundo lugar foi bem honroso", comentou a segunda colocada. "Agora, vou me recuperar para finalizar com tudo no Short Track (XCC) deste domingo (25)", concluiu.
Resultados completos da CIMTB

Os resultados oficiais completos estão disponíveis no site oficial do evento, no menu Informações >>> Resultados >>> Resultados 2023. Para quem quiser acompanhar os resultados, em tempo ao vivo, das quase 50 categorias, basta acompanhar cada prova pelo site.

Fotos divulgação CIMTB / Ultrafotos

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.