Pedal Sampa

Pedal Sampa tem estreia positiva

Primeiro fim de semana do projeto movimentou a cidade

A estreia do Pedal Sampa, uma iniciativa das Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), em parceria com a Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC), foi em grande estilo. Afinal, o projeto, que oferece empréstimo totalmente gratuito das “magrelas” e serviço de oficina rápida, teve aprovação de 100% dos usuários e movimentou a cidade. As ativações ocorreram das 8h às 16h, sempre com muito animação e entusiasmo dos participantes, seja nas tendas de empréstimo ou nas de oficina rápida. O Pedal Sampa ainda oferecerá passeios ciclísticos gratuitos, com início a partir de setembro.

Assim em um domingo ensolarado na capital paulista, os Centro Esportivos e Parques de todas as regiões da cidade receberam bom número de apreciadores das bikes de todas as idades. A única exceção foi o Parque do Carmo, na Zona Leste, em razão do Festival das Cerejeiras. Em todos eles, o que mais se viu foi a alegria daqueles que não possuem uma bike com a possibilidade de pedalar sem custo e participar do projeto. Além disso, aqueles que tinham sua bikes encostadas por conta de problemas mecânicos agoira têm a chance de retomar sua paixão.

Esse foi o caso da Fabiana e seu filho Bruno, no Jardim Três Marias, que puderam aproveitar juntos. “Muito legal esse projeto de bicicleta. Eu amei!”, ressaltou o jovem e ficou encantado em poder participar do o projeto e aproveitar o fim de semana de uma forma diferente, divertida, saudável e ecológica.

Dessa maneira o Pedal Sampa ocorrerá entre os meses de agosto de 2023 e fevereiro de 2024, com a primeira ativação neste domingo, dia 06, das 8h às 16h, contando com ações simultâneas em seis locais diferentes, atingindo todas as regiões de São Paulo.

Como funciona?

Em todas elas é montada uma tenda para empréstimo de bicicletas, monitores capacitados para prestar todo o apoio, além de oficina de reparos rápidos, com equipe treinada e qualificada nos trabalhos que serão prestados.

Em cada local, há uma disponibilidade de 120 bicicletas, incluindo modelos MTB com aros nos tamanhos 29, 26 e 20, além de modelos “balance” infantis e triciclos infantis. Essas bicicletas devem ser usadas exclusivamente nas ciclofaixas, ciclovias ou parques, e estão disponíveis para empréstimo por uma hora, podendo ser renovado caso não haja fila de espera. Idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida têm prioridade, com um número específico de bicicletas reservadas, determinado de acordo com a demanda local.

Já as oficinas de reparos rápidos, contam com instrutor e auxiliar qualificados, oferecendo e ensinando reparos simples e de emergência, como calibragem de pneus, regulagem de câmbio e freio, ajustes nas bicicletas, além de dicas dos componentes da mesma e de como pedalar com segurança.

A participação é totalmente gratuita. Para empréstimo das bikes ou utilização da oficina, não será necessária a prévia inscrição. Basta comparecer em cada um dos locais com documento original e com foto, válido em território nacional, onde serão solicitados dados pessoais, tais como RG, CPF, meios de contatos, aceite ao termo de responsabilidade e deixar o documento enquanto utiliza a bicicleta.

Já para os passeios, mesmo sendo gratuitos, as inscrições estarão disponíveis na plataforma SeuEsporte.app, com limite de 2 mil participantes por evento, sendo os menores de 18 anos acompanhados de seus responsáveis.

Como já é tradicional, será realizado ao término do passeio, um sorteio de duas bicicletas 100% alumínio MTB aro 29 Shimano 21-V Bicolor com suspensão, onde todos os participantes regularmente inscritos poderão concorrer.

As ações serão realizadas nos Centro Esportivos e Parques em todas as regiões da cidade.

Os locais são os seguintes

Zona Leste:
Centro Esportivo Tiquatira | CEE Luiz Martinez
Avenida Governador Carvalho Pinto, 2 – Tiquatira

Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

Zona Oeste:
Centro Esportivo Butantã | CEE Solange Nunes Bibas
Rua Dr. Ernâni da Gama Corrêa, 367 – Butantã

Zona Norte:
Centro Esportivo Jd. São Paulo | CEE Alfredo Ignácio Trindade
Rua Viri, 425 – Jardim São Paulo

Zona Sul:
Parque Praia do Sol
Avenida Atlântica, 3100 – Capela do Socorro

Centro:
Rua Vergueiro
Em frente ao nº 2850, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do Metrô

Assim para mais informações, acesse o site oficial do Pedal Sampa.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.