Uruguaio Roderick Dias e colombiana Vanesa Gallego vencem GP Urubici de Ciclismo

Urubici
Ao todo, são três dias de provas nessa modalidade na cidade catarinense da Serra.

A quarta-feira (4) foi um dia de muita superação para mais de 150 atletas que colocaram Urubici (SC) no mapa como a capital mundial do ciclismo. Apesar da intensa chuva, aconteceu o GP Urubici de Ciclismo, uma competição que pontua para o ranking mundial e oferece a chance de conquistar vagas para as Olimpíadas de Paris. Os destaques do dia foram o uruguaio Roderick Dias e a colombiana Vanesa Galego, em primeiro lugar no segundo dia de provas, que reúne ciclistas de 13 países.

Ao todo, são três dias de provas nessa modalidade na cidade catarinense da Serra. Na terça-feira (3), ocorreu o Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina, com as vitórias do venezuelano Leangel Meneses e da colombiana Paula Villalba. Por fim nesta quinta-feira (5), teremos o último dia desafiador em Urubici. O GP Internacional de Ciclismo encerra a programação com uma prova de 79,2 km para os homens, com início às 8h, e uma prova de 62,2 km para as mulheres, que começará às 14h. O ponto de partida e chegada será na região central de Urubici, próximo à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Salão da Matriz).

A ação nesta quarta-feira (4) começou às 8h20, com a largada do GP Urubici de Ciclismo na categoria masculina, mesmo com chuva intensa. Os ciclistas percorreram 114,4 km sob essas condições adversas. O grande destaque foi o uruguaio Roderick Dias, que conseguiu se destacar do grupo ao longo do percurso e cruzou a linha de chegada com uma boa vantagem sobre os demais adversários, assim consagrando-se como campeão.

“Estou muito contente com essa vitória. Quando comecei a competir internacionalmente, minhas primeiras provas foram no Brasil. Fico feliz em poder retornar ao país para estes grandes eventos. Nós, competidores da América do Sul, temos poucas oportunidades de disputar grandes provas no nosso continente. Ter competições deste nível é muito importante”, disse o Roderick Dias, que está em preparação para o Pan-Americano, em outubro, em Santiago (Chile), e busca vaga para as Olimpíadas de Paris, no próximo ano.
No feminino

No começo da tarde desta quarta-feira (4) foi a vez das mulheres ganharem a estrada no GP Urubici de Ciclismo. A largada ocorreu às 13h30 na região central da cidade da Serra Catarinense, já sem chuva. Durante todo percurso de 80 km, as ciclistas ficaram bem agrupadas e a decisão veio somente nos últimos centímetros, o famoso photo finish. Em primeiro lugar a colombiana Vanesa Gallego fez um sprint espetacular e ultrapassou a brasileira Ana Vitória Magalhães na linha de chegada.

“Nós estamos com uma equipe muito boa da Colômbia. Contamos com algumas das melhores atletas, em busca de pontos importantes para classificar o país para as Olimpíadas de Paris. Ficamos unidas e tentamos controlar a prova durante todo o tempo, pois sabíamos que era possível vencer na parte final”, celebrou a campeã.
Em segundo lugar

Melhor brasileira no Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina, com o terceiro lugar, e vice-campeã do GP Urubici de Ciclismo, nesta quarta (4), Ana Vitória “Tota” Magalhães está contente com o desempenho nos dois dias de provas na Serra Catarinense.

“Obviamente eu queria ter vencido, mas se fosse fácil todo mundo ganhava. O mais importante é que somamos pontos importantes através de um ótimo trabalho da equipe brasileira. Estou feliz com o resultado e agora é tentar buscar a vitória na última prova”, afirmou a brasileira.
Último dia

Nesta quinta-feira (5) será realizada a última das três provas de ciclismo internacional em Urubici. As três etapas do Circuito Mundial de Ciclismo de Estrada reúnem um total de 152 atletas profissionais de 13 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Hungria, México, Paraguai, Panamá, Uruguai, Uzbequistão e Venezuela. No total, são 96 atletas competindo na categoria masculina e 56 na feminina.

Resultados – Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina

Masculino
  1. Roderick Dias (URU) – 2h30min00seg
  2. Erasmo Castillo (PAN) – 2h30min22seg
  3. Otávio Gonzeli (BRA) – 2h31min10seg
  4. Igor Molina (BRA) – 2h31min12seg
  5. Armando Filho (BRA) – 2h31min12seg
Feminino
  1. Vanesa Gallego (COL) – 2h03min11seg
  2. Ana Vitória Magalhães (BRA) – 2h03min11seg
  3. Thayná de Lima (BRA) – 2h03min11seg
  4. Elizabeth Quintero (COL) – 2h03min11seg
  5. Shakhnoza Abdullaeva (UZB) – 2h03min11seg
GP Internacional de Ciclismo – 5 de outubro
  • Percursos: 79,2 km (M) e 62,2 km (F)
  • Local: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Salão da Matriz)
  • Largada Masculina: 8h
  • Premiação Masculina: 10h15
  • Largada Feminina: 14h
  • Premiação Feminina: 16h30

Fotos divulgação Juliane Bogo / CBC

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.