Gustavo Bala Loka conquista a medalha de bronze no Ciclismo BMX Freestyle no Pan, a primeira do país na modalidade
O Brasil conquistou uma medalha histórica. Gustavo Batista, também conhecido como Bala Loka, conquistou o bronze no Ciclismo BMX Freestyle Park dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, neste domingo (3). Esta é a primeira vez que o país sobe ao pódio nesta prova, que está sendo disputada pela segunda vez na história dos Jogos Pan-Americanos. Com uma pontuação de 83.67, ele ficou atrás do argentino José Cedano e do chileno Jose Torres. Essa foi a última medalha do Brasil em Santiago, encerrando uma participação histórica na competição.
"Estou muito feliz de ter conquistado a medalha de bronze nesses Jogos Pan-americanos. Isso aqui representa demais, não só pra mim, mas para o esporte do Brasil como um todo", afirmou o ciclista.
Para alcançar o pódio, Bala Loka enfrentou um dia de provas duplas no Centro de Deportes Urbanos, localizado no complexo do Estádio Nacional. Primeiramente, nas eliminatórias, ele realizou duas voltas de 60 segundos, tendo sua pontuação final calculada a partir da média das duas notas recebidas. Com uma atuação cautelosa em suas manobras, ele obteve as notas 73.83 e 75.33, respectivamente. Sua média final foi de 74.58, o que o colocou em quinto lugar. Os oito melhores competidores avançaram para a próxima fase.


A final
A decisão aconteceu cerca de uma hora após as eliminatórias. Na final, cada atleta realizou duas voltas, mas apenas a volta com a pontuação mais alta contou para a classificação. Os competidores foram divididos em duas baterias, com quatro atletas em cada uma. Bala Loka competiu na primeira bateria e teve uma excelente primeira volta, recebendo uma pontuação de 75.67. Em seguida, ele melhorou ainda mais o seu desempenho, surpreendendo o público ao marcar 83.67.
Assim, Bala Loka encerrou a sua volta em primeiro lugar, mas teve que aguardar o resultado dos quatro atletas restantes para confirmar sua posição. Na primeira volta, o chileno José Manuel Cedano, com 85.67, e o argentino Jose Torres, com 86.00, ultrapassaram o brasileiro, que caiu para o terceiro lugar. No entanto, na segunda volta, nenhum atleta conseguiu superá-lo, garantindo assim a medalha.
Principal
Com apenas 21 anos, Gustavo Bala Loka é considerado hoje o principal nome do ciclismo BMX Freestyle Park no Brasil. Ele já conquistou a décima posição no Mundial da modalidade em agosto e está em busca de uma classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. O BMX Freestyle Park entrou no programa olímpico em Tóquio-2020, mas não teve a participação de atletas brasileiros. Portanto, Bala Loka poderá se tornar o primeiro ciclista brasileiro do estilo livre a competir no maior evento esportivo do planeta.
Fotos divulgação COB / Alexandre Loureiro
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- Avaliação pastilhas de freio Bremstec após intenso uso
- Despedida de Henrique Avancini | Taça Brasil MTB XCO Petrópolis
- Nova camisa Cycle7 off-white e verde
