ONG promove aulas de bicicleta em diversas escolas a fim de ajudar no desenvolvimento

bicicleta

O projeto Rodinha Zero é do Instituto Aromeiazero e busca reconectar a infância com espaços públicos

A bicicleta oferece diversas oportunidades para promover o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo das crianças. Além disso, ela ajuda a desenvolver o equilíbrio, ritmo e coordenação dos movimentos. As bicicletas também são ótimas para incentivar a interação das crianças com o ambiente externo. Com base nesses benefícios e muitos outros, o Instituto Aromeiazero criou o projeto “Rodinha Zero”. O objetivo é estimular o uso da bicicleta como uma ferramenta integral de desenvolvimento para crianças de 4 a 11 anos. Dessa maneira, oferecendo atividades tanto dentro quanto fora da escola.

Com o apoio do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio da EDP e Green4T, o projeto começou neste mês de novembro na Escola Patrícia Galvão, onde o Instituto está conduzindo atividades para alunos de 4 a 6 anos. E, para celebrar a formação de novos ciclistas, a ONG também irá realizar ao final da jornada, no dia 18/11, um festival com muitas pedaladas e trocas. Neste dia será feita a entrega da frota de bicicletas, capacetes e outros insumos para a manutenção das atividades com as bikes na escola.

Vale ressaltar que o Rodinha Zero irá passar por mais uma escola de Guarulhos e em 2024 por mais duas cidades: Cachoeira de Macacu e Japeri, ambas no Rio de Janeiro.

Contribuição

Este projeto visa contribuir para um futuro no qual todas as crianças, ao finalizarem o ensino infantil, saibam andar de bicicleta sem rodinhas, colaborando para que cresçam com mais coordenação, confiança e autonomia, ocupando os espaços e cultivando hábitos mais sustentáveis de interação com o território.

Desde 2016, a iniciativa já ajudou mais de 4.200 crianças a pedalar sem rodinhas. Em projetos realizados em escolas municipais de São Paulo, SESCs, Ruas Abertas e parques, encorajando uma nova e consciente geração de ciclistas. Em 2019, recebeu menção honrosa no Prêmio Educação em Direitos Humanos e Cidadania promovido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, com a ação na EMEI Ana Rosa. ​

Assim mais informações no site.

Fotos divulgação Isapa

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.