A iniciativa do Instituto Aromeiazero selecionou propostas nas áreas de graffiti, serigrafia, produção cultural e cicloativismo para compor parte da programação do evento
O Instituto Aromeiazero está organizando o Festival Bike Arte Brasil, um evento que terá música, arte urbana e oficinas com bicicletas como principais atrações. O festival já aconteceu na Zona Leste de São Paulo e agora vai chegar em Campinas nos dias 09 e 10 de dezembro. Serão muitos shows, exposições e oficinas, todas com a bicicleta como tema central.
Um dos participantes do festival é o coletivo Transmasculino de Campinas, que vai promover uma roda de conversa inspiradora sobre ocupação da cidade e o lugar dos corpos dissidentes. Eles também vão criar uma arte em stencil a partir da isogravura. A talentosa Miss Martinha vai ministrar uma oficina de grafite e o grupo Iwintolá vai conduzir a oficina “Devolvendo o que é da Rua – Da fotografia digital ao Lambe”.
O objetivo principal do Bike Arte Brasil é valorizar a cultura local periférica, por isso foram selecionadas pessoas que moram ou têm um histórico de atuação na região do evento. Além de São Paulo e Campinas, o festival também vai acontecer em mais três lugares do Brasil: Blumenau/SC, Fortaleza/CE e Manaus/AM. Cada região terá um festival de dois dias cheio de energia e criatividade.
Ao longo de 12 edições, o projeto Bike Arte já destacou talentosos ilustradores e grafiteiros, ofereceu várias oficinas gratuitas e realizou cerca de 30 shows para um público de 14.000 pessoas. Foram realizadas 24 oficinas incríveis, além de dois festivais com atrações diversificadas para todas as idades.
PROGRAMAÇÃO
Mestre de Cerimônia: Cleber Gonçalves
DJ: Duda Crespa
Bike: Escolinha Bike Anjo
Dia 09/12
10h – Oficina “Devolvendo o que é da Rua – Da fotografia digital ao Lambe – Expressões artísticas e políticas”, com Iwintolá
11h – Pocket-show Percussão ritmos afrobrasileiros com Banda Ori
13h30 – Teatro “O carteiro e a bicicleta”, com Cia Sabatino
14h – OFICINA Oficina de graffiti Jardim Secreto, com Miss Martinha
15h – POCKET-SHOW Orquestra de tambores de aço, com Casa de Cultura Tainã
Ao longo do dia:
Intervenção artística: Kranium e convidados
GIM ARTS
Dia 10/12
10h – Oficina + Roda de conversa “Que cidade você ocupa e qual lugar nossas corpas dissidentes ocupam?” + Stencil art a partir da isogravura, com Coletivo Transmasculino
13h30 – Pocket-show Maracatu com Baque Mulher Vinhedo
15h – Pocket-show Universo Caipira, com Mestre Chiquinho e Amigos da Viola
Ao longo do dia: Intervenção artística: Aliadaci e convidadas Ana Mercúrio e Brenda Nicole
Assim para mais informações acesse o site.
Fotos divulgação Festival Bike Arte Brasil
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.
Além disso você também pode se interessar:
- WTR Petrópolis 2023 – Vale das Videiras – Serra do mar
- Review Mini Bomba Cycplus Cube que pesa 97 gramas
- Vlog | TSW apresenta sua linha 2024 de MTBs

