L'Étape

L’Étape Brasil confirma edição em Cunha e desmitifica “fama de difícil” da prova

Com muitas subidas intermitentes e curvas diferenciadas, evento proporciona uma experiência única de ciclismo de imersão e profundidade

A menos de três meses para o L’Étape Cunha by Tour de France, a ser realizado de 5 a 7 de abril conforme confirmado pela organização, ciclistas intensificam a preparação. Após o bem-sucedido retorno ao município paulista em 2023, a edição de 2024 promete um número ainda maior de ciclistas inscritos. O desafiador percurso típico da região, caracterizado por numerosas subidas íngremes e curvas desafiadoras.

Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, igualmente as grandes provas europeias. Um cenário perfeito para encarar o “medo” que o percurso proporciona e desmitificar a sua dificuldade.

Segundo Fernando Cheles, diretor técnico da prova, pedalar em Cunha é uma chance única de realizar uma conexão com a bicicleta, trabalhando e aprimorando durante a pedalada foco, concentração e técnica.

“Realmente, o percurso tem uma cobrança técnica e uma avaliação pelos atletas como um dos trajetos que mais exige atenção. É uma prova que não permite momentos sem intensidade, não tem grandes planos, nem grandes retas, que poderiam permitir a formação de pelotões e aquele ciclismo monótono”, explica Cheles.

“Eu acho que esse é o gancho que buscamos em Cunha, que é uma imersão ao ciclismo, uma chance de pedalar totalmente conectado à bike, sentindo o freio, tendo que trocar muita marcha e sabendo posicionamentos diferentes de corpo, tanto para subir, quanto para descer. É um percurso totalmente exigente, característica que leva muitos a crerem que é difícil de terminar, mas na verdade é uma prova para que você use todas as ferramentas e técnicas para desenvolver o seu ciclismo” completa.

Em 2024, os atletas inscritos no L’Étape Brasil em Cunha poderão optar por um dos dois trajetos: o curto, com 54 km de estradas fechadas e 1.400 metros de altimetria acumulada, ou o longo, com 110 km e 2.870 metros de altimetria.

As inscrições seguem abertas no site do L’Étape Brasil.

O L’Étape Brasil

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma importante prova de ciclismo amador no país. Em 2024, completará dez anos no Brasil e contará com três etapas: Cunha em abril, Rio de Janeiro em junho e por fim Campos do Jordão em setembro. Mas no mundo, o evento tem 30 etapa, passando por países como México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia e muitos outros.

O Tour de France, criado em 1903, é a prova mais tradicional do ciclismo de estrada no mundo e o maior evento esportivo anual. A competição acontece ao longo de 22 dias, com apenas 2 dias de descanso, sempre em julho, percorrendo 3.600 km e reunindo os melhores ciclistas do mundo.

Fotos divulgação Fernando Genaro

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.