Copa do Mundo de Araxá planta 1.000 árvores em ação de sustentabilidade

copa do mundo

Plantações, visando reduzir emissões de CO2, acontecem até o fim deste mês de fevereiro, em uma parceria com o Projeto Plantar, em municípios próximos de Araxá, na Região da Serra da Canastra

A disputa de competições de mountain bike, uma vertente do ciclismo feita em locais off-road cercados pela natureza, sempre acontece em harmonia com a sustentabilidade e o meio ambiente. Na Copa Internacional de Mountain Bike, o plantio de árvores nativas para reduzir as emissões de CO2 é uma prática constante há alguns anos. Essa ação é feita em parceria com o Projeto Plantar e a organização local da etapa de Araxá da UCI Mountain Bike World Series, a Copa do Mundo de MTB.

O ciclo de plantio de 1.000 árvores começou no final de janeiro e vai até 27 de fevereiro, nos municípios de Bambuí, São Roque de Minas e Tapira, todos na região da Serra da Canastra. Esses municípios são vizinhos de Araxá, que sediará a 2ª etapa da Copa do Mundo de MTB de 2024.

"Estamos repetindo a ação que tivemos na última edição da Copa do Mundo no Brasil, em abril de 2022, na cidade de Petrópolis, porém com uma grande diferença. Enquanto naquela edição nós plantamos após o evento, este ano já estaremos no evento com as árvores plantadas e o sequestro de Carbono em andamento. Além do sequestro de carbono o plantio acontece em áreas degradadas recuperando nascentes e cursos d’água na bacia do Rio São Francisco, imagens do plantio e projetos de educação ambiental serão mostrados a comunidade do ciclismo durante o evento", explica André Xavier, um dos principais responsáveis pelo Projeto Plantar - Empresa Amiga da Natureza.

Foi durante a etapa de Araxá da competição, realizada em 2021, que a CIMTB estabeleceu parceria com o Projeto Plantar, ao plantar 700 mudas nativas para reflorestamento. Através da campanha Empresa Amiga da Natureza, busca-se diminuir as emissões de CO2 por meio do plantio de mudas nativas em áreas degradadas.

Cada árvore plantada gera uma “certidão verde”, ou seja, a certidão de nascimento de que esta árvore foi plantada. Com um QR Code (código de rastreamento), é possível acompanhar como anda o plantio da árvore, no site.

O Projeto Plantar é a primeira startup de reflorestamento voluntário com rastreamento QR Code da América Latina. A empresa busca subsídio financeiro em empresas de responsabilidade ambiental, aplicando diretamente no outro extremo, ou seja, nas áreas de produtores rurais de agricultura familiar, através do reflorestamento de nascentes em curso d’água e em áreas degradadas, sem qualquer custo para o produtor.

"É sempre um grande prazer para nós da CiMTB participar desta ação ao lado do Projeto Plantar. A Copa Internacional nasce na metade dos anos 1990 com total respeito à natureza e sempre pensando em questões de sustentabilidade e meio ambiente. Assim, não poderíamos deixar de repetir nesta inédita etapa da Copa do Mundo de MTB em Araxá, o que já fizemos em outras provas que realizamos no passado recente", enaltece o organizador local da etapa de Araxá da Copa do Mundo e do circuito da CiMTB, Rogério Bernardes.
O projeto

O Projeto Plantar trabalha com o plantio de árvores nativas em áreas de degradação ambiental. Dessa maneira, buscando realizar o reflorestamento desses locais, seja através da campanha Empresa Amiga da Natureza, ou através de eventos/ações realizadas por empresas com foco em Meio Ambiente.

A campanha

O Projeto Plantar realiza o plantio em parceria com empresas de responsabilidade socioambiental por meio da campanha Empresa Amiga da Natureza. A parceria inclui um selo que as empresas podem utilizar em suas redes sociais, etiquetas de produtos, embalagens e outras formas de marketing verde. O foco principal é ajudar as empresas interessadas em adotar práticas sustentáveis a reduzirem seus impactos ambientais. Desse modo, ao reduzir sua “pegada ecológica”, a empresa também contribui para a recuperação do meio ambiente, por meio do plantio de árvores e da absorção de dióxido de carbono da atmosfera.

Organização local de Araxá

A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2003, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos desde os ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e agora para a disputa de Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional. Com a etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis (RJ). Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Assim mais informações sobre a CiMTB.

Foto divulgação

Aviso: Caso seja o detentor dos direitos autorais das imagens utilizadas nesta publicação, pedimos que entre em contato para que possamos fornecer os devidos créditos. Mas se preferir, podemos também removê-las.

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossos leitores.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.