Wilmar Paredes conquista a Volta de SP 2026

A Colômbia voltou a confirmar sua força no ciclismo de estrada internacional

Wilmar Paredes, do Team Medellín, conquistou nesta sexta-feira (8) o título da 12ª Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo após uma disputa equilibrada até a etapa final.

Mesmo sem vencer nenhuma das cinco etapas, Paredes manteve regularidade ao longo da competição e assumiu a liderança geral no trecho decisivo entre Ribeirão Preto e Araraquara. O colombiano completou a prova com o tempo total de 14h31min49s.

O brasileiro Alex Ferreira, da Andbank Cycling Team-Pinda, terminou na segunda colocação geral, apenas seis segundos atrás do campeão. Emerson Ron Gordillo, da NU Colombia, fechou o pódio em terceiro lugar.

Regularidade garantiu o título de Wilmar Paredes

A definição da classificação geral ocorreu somente nos quilômetros finais da quinta etapa. Com diferenças pequenas entre os líderes, as equipes apostaram em estratégias ofensivas durante todo o percurso de 110,7 km.

Wilmar Paredes iniciou a etapa final na vice-liderança, mas conseguiu a virada ao terminar em terceiro lugar no sprint decisivo em Araraquara.

Além da camisa amarela, o ciclista do Team Medellín também venceu as classificações por pontos, com 78 pontos, e de metas volantes, com 18 pontos.

“Foi uma última etapa muito dura. Na verdade, todos os dias foram difíceis, com muita exigência do terreno, mas estamos felizes. A equipe trabalhou de forma incrível e, por isso, merecíamos a vitória geral”, afirmou Paredes.

O colombiano também elogiou o nível técnico da competição e a organização do evento.

“Sobre esta Volta, posso dizer que foi a mais dura que já disputei, realmente duríssima, mas estou muito feliz e agradecido ao Team Medellín”, completou.

Alex Ferreira termina como melhor brasileiro

Alex Ferreira protagonizou a principal resistência brasileira na disputa pelo título. O ciclista da Andbank Cycling Team-Pinda destacou o trabalho coletivo da equipe durante a etapa decisiva.

“Foi uma etapa bem difícil, com bastante vento cruzado, o que exigiu muito da equipe. O time fez um belo trabalho durante todo o percurso e conseguimos levar a disputa para a chegada”, explicou.

O brasileiro lamentou não conseguir a vitória geral, mas valorizou o resultado diante do alto nível internacional da competição.

“Essa 12ª Volta foi uma das melhores competições do Brasil. Estar entre os melhores atletas não tem preço. Claro que eu queria o primeiro lugar, mas conquistar a segunda colocação em uma prova internacional é um grande resultado”, destacou.

NU Colombia vence classificação por equipes

A consistência das equipes colombianas também apareceu na classificação geral por equipes. A NU Colombia conquistou o título com o tempo acumulado de 43h37min07s.

A Localiza Meoo-Swift PRO, de Nova Lima (MG), terminou na segunda colocação, enquanto a chilena Plus Performance-ZEO Sport ficou em terceiro lugar.

Outro destaque da equipe colombiana foi Emerson Ron Gordillo, campeão da classificação Sub-23.

Gustavo Xavier vence etapa final

O brasileiro Gustavo Xavier, do Clube Maringaense, venceu a quinta e última etapa da competição. O atleta completou os 110,7 km entre Ribeirão Preto e Araraquara em 2h22min10s.

Oscar Hern Fernández, da NU Colombia, terminou em segundo lugar, seguido por Wilmar Paredes. Ambos registraram o mesmo tempo do vencedor.

Alex Ferreira cruzou a linha de chegada na quinta colocação da etapa, com seis segundos de diferença para o grupo principal.

Competição reuniu equipes internacionais

A 12ª Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo reuniu 19 equipes de diversos países e percorreu aproximadamente 745 km pela região noroeste paulista.

Integrante do calendário internacional da União Ciclística Internacional (UCI), classe 2.2, a prova consolidou novamente sua posição entre os principais eventos de ciclismo de estrada do continente.

A competição contou com apoio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Detran, prefeituras das cidades-sede, CET, Original Alta GWM e Arrival Sports.

Classificação geral final

  1. Wilmar Paredes (Team Medellín) – 14h31min49s
  2. Alex Ferreira (Andbank Cycling Team-Pinda) – 14h31min55s
  3. Emerson Ron Gordillo (NU Colombia) – 14h32min14s
  4. Bruno Martins (Localiza Meoo-Swift PRO) – 14h32min19s
  5. Gabriel Metzger (ACRS-Audax-Semel) – 14h32min33s

Classificação geral por equipes

  1. NU Colombia – 43h37min07s
  2. Localiza Meoo-Swift PRO – 43h41min00s
  3. Plus Performance-ZEO Sport – 43h42min50s
  4. Andbank Cycling Team-Pinda – 43h45min26s
  5. São José-Instituto Athlon – 43h54min57s

Resultado da 5ª etapa – Ribeirão Preto/Araraquara

  1. Gustavo Xavier (Clube Maringaense) – 2h22min10s
  2. Oscar Hern Fernández (NU Colombia) – mesmo tempo
  3. Wilmar Paredes (Team Medellín) – mesmo tempo
  4. Francisco Kotsakis (Plus Performance-ZEO Sport) – 2h22min16s
  5. Alex Ferreira (Andbank Cycling Team-Pinda) – 2h22min16s

Foto divulgação Ivan Storti / FPCiclismo

Aviso de Direitos Autorais: Se você é o detentor dos direitos de alguma imagem utilizada nesta matéria, entre em contato conosco. Teremos o prazer de atribuir os devidos créditos ou, se preferir, remover o conteúdo imediatamente.

Além disso você também pode se interessar: