Campeonato Brasileiro de MTB: Cocuzzi e Iara vencem o XCE

Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano conquistaram os primeiros títulos do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2026 em São José dos Campos. O Cross Country Eliminator abriu a programação nacional com disputas de alto nível no Mobai Bike Land.

Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2026 conheceu nesta quinta-feira (23), em São José dos Campos (SP), seus primeiros campeões nacionais. Nas provas de Cross Country Eliminator (XCE), disputadas no Mobai Bike Land, Luiz Henrique Cocuzzi e Iara Caetano confirmaram o favoritismo e conquistaram a camisa de campeões brasileiros da Elite.

A abertura da competição reuniu alguns dos principais nomes do mountain bike nacional e deu início à disputa pelos títulos das modalidades XCE, XCC e XCO. O resultado reforça o momento de destaque de Cocuzzi e marca o retorno de Iara Caetano ao topo do Eliminator brasileiro.

Cocuzzi supera pressão na final e conquista mais um título

Atual campeão pan-americano, Luiz Henrique Cocuzzi dominou as baterias classificatórias e chegou à decisão como principal favorito.

Na final, Axel Kruger fez uma largada forte e assumiu a liderança logo na primeira reta. Cocuzzi reagiu rapidamente, retomou a ponta poucos metros depois e controlou a corrida até a chegada para conquistar mais um título brasileiro.

Axel Kruger garantiu a medalha de prata, enquanto Gianluca Guarnieri completou o pódio da Elite Masculina.

“Foi um dia muito intenso. As baterias são curtas, mas exigem concentração do começo ao fim. Consegui fazer boas classificatórias e sabia que a final seria diferente. O Axel fez uma largada muito forte, mas consegui recuperar a liderança rapidamente e manter o controle até o final. Voltar a vestir a camisa de campeão brasileiro tem um significado muito especial”, declarou Cocuzzi.

Iara Caetano volta ao topo do Eliminator brasileiro

Na Elite Feminina, a disputa reuniu atletas acostumadas às principais competições da modalidade. A atual campeã brasileira e pan-americana Luiza Cocuzzi entrou entre as favoritas, mas encontrou uma adversária em grande atuação.

Iara Caetano assumiu a liderança ainda na primeira reta da final e manteve um ritmo consistente até a bandeirada, sem oferecer oportunidades de ataque às concorrentes.

Luiza Cocuzzi ficou com a medalha de prata e Mayara Kelly dos Santos completou o pódio com o bronze.

“O Eliminator sempre proporciona corridas muito equilibradas. Sabia que teria adversárias extremamente qualificadas e precisava aproveitar cada oportunidade. Consegui encaixar uma boa largada, assumir a liderança logo no início e estou muito feliz por voltar a conquistar o título brasileiro em uma modalidade que faz parte da minha história”, afirmou Iara Caetano.

Pódio da Elite Masculina

  1. Luiz Henrique Cocuzzi
  2. Axel Kruger
  3. Gianluca Guarnieri

Pódio da Elite Feminina

  1. Iara Caetano
  2. Luiza Cocuzzi
  3. Mayara Kelly dos Santos

Brasileiro de MTB segue com o Short Track

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike continua nesta sexta-feira (24), novamente em São José dos Campos, com as disputas do Cross Country Short Track (XCC). As provas têm início às 15h e darão sequência à definição dos campeões nacionais da temporada.

Mais informações no site.


Foto divulgação Ueverton Santos / CBC

Aviso de Direitos Autorais: Se você é o detentor dos direitos de alguma imagem utilizada nesta matéria, entre em contato conosco. Teremos o prazer de atribuir os devidos créditos ou, se preferir, remover o conteúdo imediatamente.

Além disso você também pode se interessar: