Copa Internacional: alunos de Congonhas concorrem a bikes Houston

Concurso de Desenho e Produção de Texto envolve estudantes do 3º e 4º anos e terá bicicletas Houston como prêmio.

Copa Internacional de Mountain Bike movimenta as escolas municipais de Congonhas (MG) antes da etapa marcada para 25 a 27 de setembro. O concurso reúne alunos do 3º e 4º anos em duas categorias, com bicicletas Houston para os vencedores.

A iniciativa aproxima o mountain bike da comunidade escolar e usa a história, a natureza e os caminhos de Congonhas como inspiração para os trabalhos.

Concurso da Copa Internacional envolve escolas

Os alunos do 3º ano participam da categoria Desenho, enquanto os estudantes do 4º ano disputam a Produção de Texto.

O desafio propõe uma viagem imaginária pelos caminhos de Congonhas ao lado dos Profetas de Aleijadinho. A atividade aborda monumentos históricos, trilhas, montanhas, áreas naturais e comunidades.

A proposta também incentiva os estudantes a refletirem sobre preservação do patrimônio, cuidado com a natureza e turismo sustentável.

“Os estudantes serão convidados a imaginar que os Profetas de Aleijadinho, guardiões da história e da cultura de Congonhas, os convidam para uma grande viagem de bicicleta pelos caminhos do município.”

A explicação é de Andréa Sousa e Silva, coordenadora de Projetos Transversais da Secretaria de Educação de Congonhas.

Copa Internacional terá premiação no domingo

Na categoria Desenho, a comissão avaliará criatividade, originalidade e adequação ao tema.

Já na Produção de Texto, os critérios incluem coerência do título, reflexão sobre o tema, clareza e criatividade.

Os vencedores receberão uma bicicleta Houston após a terceira largada da Maratona, no domingo, 27 de setembro, às 10h.

Professores e alunos também receberão medalhas durante a cerimônia no pódio.

A organização da Copa Internacional de Mountain Bike destaca ainda o envolvimento das escolas municipais na preparação para a etapa.

“A Secretaria de Educação, bem como as demais Secretarias Municipais de Congonhas, sempre abraçaram a Copa Internacional de Mountain Bike de uma maneira muito especial.”

O comentário é de Gustavo Nahas, da Associação Mountain Bike BH de Ciclismo.

“Será um enorme prazer receber todos lá na Praça de Eventos no fim de setembro. Contamos com a presença de toda a região, pois a CiMTB além de ter entrada gratuita, tem atividades para famílias e pessoas de todas as idades”, acrescentou.

Etapas do concurso em Congonhas

A edição de 2026 do concurso começou em julho, com a divulgação do regulamento nas escolas a partir de 18 de julho.

Os estudantes têm até 17 de setembro para entregar os trabalhos nas respectivas escolas.

Depois disso, a Comissão Julgadora Municipal analisará os desenhos e textos entre 18 e 22 de setembro.

A organização divulgará os vencedores no dia 23 de setembro. A premiação ocorrerá na manhã do domingo, 27 de setembro, durante a programação oficial da Copa Internacional de Mountain Bike.

Copa Internacional retorna à Praça de Eventos

A etapa de Congonhas acontece entre 25 e 27 de setembro e terá, pela primeira vez, a Praça de Eventos como local de realização.

A Copa Internacional de Mountain Bike teve sua primeira prova em 1996 e passou a contar pontos para o ranking mundial da UCI em 2004.

A competição também integrou os processos seletivos para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Desde maio de 2026, a CiMTB também distribui pontos para Los Angeles 2028.

A organização ampliou sua presença internacional nos últimos anos. Em 2022, realizou em Petrópolis a etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike.

Em 2024, promoveu a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Em 2025, organizou uma rodada dupla da Copa do Mundo na cidade mineira.

A organização também construiu a pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e realizou em Congonhas, em 2018, a primeira Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator no Brasil.

A etapa de Congonhas é uma realização da Associação Mountain Bike BH de Ciclismo, responsável pelo Projeto Copa Internacional de Mountain Bike para Todos – Ano V, aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Mais informações no site.


Foto divulgação Jonathas Abrantes/Ultrafotos

Aviso de Direitos Autorais: Se você é o detentor dos direitos de alguma imagem utilizada nesta matéria, entre em contato conosco. Teremos o prazer de atribuir os devidos créditos ou, se preferir, remover o conteúdo imediatamente.

Além disso você também pode se interessar: