Francês David Lappartient é eleito novo presidente da UCI

O francês David Lappartient foi eleito na última sexta-feira presidente da UCI (União Ciclística Internacional) durante o congresso realizado em Bergen, na Noruega, que sediou o Mundial de Ciclismo. O novo presidente derrotou por 37 votos a 8 o britânico Brian Cookson, que presidiu a entidade nos últimos quatro anos.

 

A votação incluiu 45 delegados eleitorais democraticamente eleitos dentro de cada Confederação Continental, responsáveis ​​pela eleição do presidente da UCI e do Comitê de Gestão. O presidente da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), José Luiz Vasconcellos, que também é membro da Comissão Internacional de BMX da UCI, participou da votação.

“Estou extremamente grato pelo apoio que as Federações Nacionais da UCI mostraram. Obrigado a todos, do fundo do meu coração, pela grande responsabilidade que vocês estão me dando agora. Estou muito satisfeito pois meus votos vieram de todos os cantos do globo. Gostaria de parabenizar Brian Cookson pelo seu trabalho nos últimos quatro anos. Eu sei o quanto é apaixonado por nosso esporte e reconheço sua decepção. Por fim, quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram nos últimos meses. Eu mal posso esperar para começar a trabalhar para o bem do ciclismo”, afirmou Lappartient.

O novo presidente, que já tinha sido vice da UCI, presidente da União Europeia de Ciclismo e da Federação Francesa de Ciclismo, apresentou a sua candidatura contra Brian Cookson em junho, com um discurso sobre a necessidade de mudanças na entidade. Lappartient criticou, em especial, a política da UCI contra a fraude tecnológica, o chamado doping mecânico. O novo presidente, que é da Bretanha, é o 11º a ocupar o cargo e o primeiro foi o francês Achille Joinar, no período 1947 a 1957).

O Congresso da UCI também elegeu seu Comitê de Gestão da UCI para os próximos quatro anos e aprovou a adesão oficial de Anguilla, Curaçao, Saint-Martin e Guiné-Bissau nas Federações Nacionais.

Mais informações no site da UCI

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.