SRAM Eagle AXS 2019 | Marca apresenta novos grupos eletrônicos de 12v

Em 2018, vimos em algumas etapas da Copa do Mundo de MTB XCO, Nino Schurter utilizando o que parecia ser uma versão eletrônica do Eagle. Em um lançamento feito simultaneamente ao redor do mundo, a SRAM apresentou os grupos XX1 Eagle AXS e o X01 Eagle AXS, o AXS é um ecossistema que envolve vários componentes, permitindo o uso mesclado inclusive com componentes da estrada da linha eTap AXS, apresentada na mesma ocasião.

SRAM Eagle AXS 2019  Marca apresenta novos grupos eletrônicos de 12v (2).jpg
Sram / Foto divulgação

Com cage de carbono e peças de titânio, o XX1 AXS conta com diversas tecnologias já presentes na versão mecânica do grupo, porém com diferenças do acionamento eletrônico sem fio e o novo acabamento. O modelo é indicado para cross-country.

SRAM Eagle AXS 2019  Marca apresenta novos grupos eletrônicos de 12v (1).jpg
Sram / Foto divulgação

Versão mais robusta com cage feito em alumínio é indicado para enduro e trilhas mais pesadas. Nesta versão, o acabamento do cassete não é o mesmo do XX1, mas na corrente sim. Vale destacar que, tanto para o X01 quanto para o XX1, a construção básica dos câmbios segue inalterada, com a mesma tecnologia de trava Roller Bearing Clutch 3, por exemplo.

Com esta tecnologia, a SRAM promete aumentar as chances de sobrevivência do câmbio em caso de impacto diretos. Com ela, o componente desengata seus mecanismos internos em caso de acidentes, preservando assim câmbio e gancheira. Na hora de voltar a pedalar, ele volta a funcionar automaticamente.

SRAM Eagle AXS 2019 Marca apresenta novos grupos eletrônicos de 12v (4)
Sram / Foto divulgação

Os trocadores presentes em ambos os grupos apresentam um desenho que segue a linha da SRAM. O modelo possui duas alavancas, uma para o dedão e outra para o indicador, sendo que a segunda ainda pode ser acionada com o indicador fechado – desenho que permite baixar as marchas durante um sprint. Os trocadores utilizam baterias convencionais como as encontradas em relógios e cintas cardíacas

SRAM Eagle AXS 2019 Marca apresenta novos grupos eletrônicos de 12v (8)
Sram / Foto divulgação

 

 

A bateria utilizada pela SRAM é a mesma para todos os componentes, seja ele um câmbio dianteiro, traseiro ou canote. Com isso, as chances de você ficar a pé durante um pedal acabam sendo reduzidas, já que bastaria tirar a bateria do canote para voltar a fazer um câmbio traseiro funcionar. Vale destacar que trata-se da mesma bateria presente no eTap antigo de 11 velocidades.

SRAM Eagle AXS 2019  Marca apresenta novos grupos eletrônicos de 12v (6).jpg
Sram / Foto divulgação

Além disso, por pesarem apenas 25g e terem fácil instalação, é plenamente possível levar uma bateria reserva com você. Apesar disso, a SRAM afirma que as baterias dos câmbios tem uma autonomia de mais de 20 horas de uso. Um detalhe interessante é que, quando o câmbio fica muito tempo parado, ele entra em um mode de hibernação que economiza a bateria.

SRAM Eagle AXS 2019 Marca apresenta novos grupos eletrônicos de 12v (5)
Sram / Foto divulgação

Um dos destaques do novo grupo certamente é o aplicativo. Segundo a marca, os grupos podem ser instalados facilmente sem o uso de nenhum programa, bastando ligar tudo, ajustar os parafusos limitadores e sair para pedalar.

O aplicativo para celulares promete customizar profundamente a experiência do usuário, principalmente graças à sua capacidade de adaptar diferentes botões para diferentes funções, inclusive permitindo misturar componentes de MTB com os de Estrada e ainda controlar o novo canote retrátil eletrônico RockShox Reverb.

Rockshox Reverb AXS (2).jpeg
Sram / Foto divulgação

A novidade torna possível, por exemplo, utilizar os botões do trocador acionados simultaneamente para subir e descer o banco da bike. Vale destacar que, apesar do canote ter seu próprio gatilho, a tecnologia permite criar um cockpit incrivelmente limpo, apenas com um conjunto de alavancas presente.

O único item com preço divulgado foi o canote retrátil eletrônico RockShox Reverb nos EUA por 800 Dólares.

Para mais informações, acesse SRAM.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.