Taça Brasil de Pista apresenta novidades e estreia no calendário nacional

O Ciclismo de Pista brasileiro pode comemorar a chegada de um novo evento no calendário nacional. A partir do próximo fim de semana será realizada a primeira etapa da Taça Brasil de Pista, evento criado pela confederação visando tanto o fomento como o desenvolvimento da disciplina que mais distribui medalhas em jogos olímpicos, são 30 medalhas.

A competição apresenta um calendário inicial com três etapas, começando em Curitiba (PR), no Velódromo Municipal, entre os dias 18 e 19 de maio, e seguindo para outras duas cidades sedes que serão divulgadas nos próximos dias por estarem em processo final de confirmação. Todas as etapas serão válidas pelo Ranking Nacional.

O evento conta com as categorias oficiais Junior e Elite (Masculino e Feminino), além da categoria Open Master, aberta para amadores e aficionados pela modalidade. A programação reúne as provas de Velocidade, Omnium, Keirin, Pontos e Scratch, que serão distribuídas entre as categorias de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento particular do evento.

Ciclismo de Pista 1
Ciclismo de Pista
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

As inscrições seguem abertas até a próxima quarta-feira, 15 de maio, e podem ser realizadas através do sistema online disponibilizado no site oficial da confederação http://www.cbc.esp.br. A Comissão Organizadora oferecerá alojamento gratuito para os primeiros 70 atletas que solicitarem, sendo 50 vagas para homens e 20 para mulheres.

Informação e legado

Além das disputas de alto nível e a grande preocupação com a evolução do cenário esportivo do ciclismo de pista nacional, a Taça Brasil chega em um momento importante, trazendo inovação para a modalidade, incluindo oficinas, ciclo de palestras e colocando a valorização do aprendizado como principal pilar da sua criação.

Iniciando em Curitiba, os atletas e todas as pessoas envolvidas terão a oportunidade de participar de uma palestra gratuita sobre Doping, ministrada pelo campeão olímpico no vôlei de praia, Emanuel Rego, que atualmente é Secretário Nacional de Alto Rendimento no Governo Federal.

Ciclismo de Pista.jpg
Ciclismo de Pista
Crédito: Luis Claudio Antunes/CBC

O tema será: “Prevenção Rumo ao Alto Rendimento”. A palestra terá um cunho educacional direcionado a prevenção ao doping, passando por assuntos como o espírito esportivo, o Código Mundial Antidopagem, ABCD, valores e princípios pessoais no esporte, entre outros.

A primeira etapa da Taça Brasil de Ciclismo de Pista é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação Paranaense de Ciclismo (FPC) e Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, com apoio do Instituto Cidadania e Voluntariado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.