Thyssenkrupp Steelworks aposta no mercado de bikes com quadro de aço incrível

A proposta da Steelworks é repensar a maneira como as bicicletas de alto desempenho são produzidas atualmente em fibra de carbono.

thyssenkrupp-steelworks-aposta-no-mercado-de bikes-com-quadro-de-aco-incrível (5).jpg

A alemã Thyssenkrupp AG, muito conhecida por fazer elevadores, também é uma das maiores produtoras de chapas de aço premium do mundo, como a Thyssenkrupp Steel Europe. Isso explica por que eles investem tanto no desenvolvimento de novas aplicações de fabricação de aço leve, e por que querem promover mais produção diversificada. Revolucionar como os quadros de bicicletas são fabricados é um objetivo ousado.

A Thyssenkrupp Steelworks afirma que seu novo processo de chapa de aço maximiza a rigidez da estrutura como no carbono, ao mesmo tempo em que mantém a característica confortável do aço, muito utilizado em bike de ciclo turismo.

O novo quadro Steelworks conta com tecnologia semelhante à estampagem de aço amplamente utilizada no setor automotivo e com a hidroformação que dá forma aos tubos de alumínio utilizados no setor de ciclismo.

Com um molde de lado único, uma folha de aço DP600 de alta qualidade é colocada sobre o molde e um diafragma de pressão deforma a folha para combinar com a forma do molde. O excesso de material é retirado para criar uma metade da casca que se tornará um lado da estrutura, com os dois lados prontos, a soldagem a laser de precisão une as duas metades.

thyssenkrupp-steelworks-aposta-no-mercado-de bikes-com-quadro-de-aco-incrível (3)thyssenkrupp-steelworks-aposta-no-mercado-de bikes-com-quadro-de-aco-incrível (4)

Ao projetar a forma do molde e sua interação com o diafragma, os engenheiros da Thyssenkrupp são capazes de controlar a colocação do material, de forma muito semelhante a uma disposição do carbono. O processo removem o impacto de soldas em zonas críticas de estresse (como no alumínio) e eliminam a ocorrência de danos invisíveis ao impacto (como no carbono). O resultado final é que uma bicicleta de aço fabricada por uma máquina pode ser construída tão leve quanto o alumínio, com as propriedades mais benéficas do aço.

Não é novidade que a criação de uma quadro de aço de alta qualidade é mais complicada do que simplesmente soldar duas metades juntas. A questão se resume como você resolve os certos detalhes, com tubo do selim, eixo passante de 12mm, freios a disco, cabeamento interno, caixa de direção cônica e outros detalhes que fazem muita diferença nas bike atuais.

A Steelworks esta mantendo o segredo dos detalhes completos do desenvolvimento, mas prometem disponibilidade no final de 2019, já o projeto esta bem adiantado. Bicicletas de teste já estão rodando no mundo real. Em breve mais notícias, talvez na Eurobike.

thyssenkrupp-steelworks-aposta-no-mercado-de bikes-com-quadro-de-aco-incrível (1)thyssenkrupp-steelworks-aposta-no-mercado-de bikes-com-quadro-de-aco-incrível (2)

thyssenkrupp-steelworks-aposta-no-mercado-de bikes-com-quadro-de-aco-incrível (6)
Fotos divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.