Rubinho Valeriano comunica suspensão temporária por doping nas redes sociais

Em vídeo atleta diz que a ingestão da substância foi por suplemento contaminado

O atleta Rubens Donizete Valeriano, também conhecido por Rubinho Valeriano anunciou na manhã de hoje, em sua conta pessoal do Instagram estar preventivamente suspenso de todas as competições. O atleta testou positivo para o diurético Furosemida em urina colhida durante o Campeonato Brasileiro de MTB XCO, prova que aconteceu em Mairiporã no dia 20/07/2019.

rubinho-valeriano-comunica-suspensao-temporaria-por-doping-nas-redes-sociais
Foto: Thiago Lemos

A furosemida, também conhecida pelo nome comercial Lasix, é um medicamento diurético. De acordo com a Anvisa é indicado nos casos de:

– hipertensão arterial leve a moderada;
– edema (inchaço) devido a distúrbios do coração, do fígado e dos rins;
– edema (inchaço) devido a queimaduras.

A substância presenta efeito diurético (promove a excreção da urina) e anti-hipertensivo (auxilia no tratamento da pressão alta) e o início da ação ocorre cerca de 60 minutos após a administração do produto.

Rubinho, atualmente com 40 anos, tem um belo currículo de vitórias, é atual Campeão Brasileiro de Short Track (XCC) e um dos atletas mais vitoriosos do país, participou de três jogos olímpicos e dezenas de títulos nacionais e internacionais.

No vídeo, o ciclista afirma que nunca fez uso de substâncias proibidas e com um advogado provará sua inocência, o ciclista ainda alertou todos sobre o uso de suplementações industrializadas ou manipuladas contaminadas.

Veja o vídeo onde Rubinho Valeriano explica o caso e se defende de notificação de suspensão

Em nota, a equipe que atleta faz parte, Sense Factory Race, diz que tem tolerância zero com o doping, porém precisa esperar o julgamento final do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.

Você também pode se interessar:

Sense Factory Racing fecha com duas vitórias no XCO da Maratona Internacional Estrada Real
Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real comemora crescimento em 2019
Trek Pro Caliber Project One

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.