Isotônico | Aprendendo um pouco mais sobre essa bebida

Isotônico

O isotônico é uma bebida que tem uma concentração semelhante ao plasma do sangue humano e por isso apresenta uma absorção mais rápida. O isotônico é composto por carboidrato, sódio, potássio, vitaminas e outros sais minerais.   Por apresentar a absorção mais rápida, a bebida fica menos tempo no estômago e gera menor desconforto no praticante de atividade física.

Todo praticante de atividade física deve usar isotônico? 

A princípio, não! A atividade física realizada deve ser de longa duração, durando tempos acima de 70 ou 90 minutos ou quando a intensidade é muito elevada ou ainda, quando acontece mais de uma sessão de treinamento ao longo do dia. Pode ser usado também para minimizar a perda de peso corporal, em alguns casos específicos.

Com a ingestão do isotônico, já haverá a ingestão de água, carboidrato e sais minerais. Já acontece uma hidratação e “alimentação”. O isotônico não substitui a ingestão de outras fontes de alimentos ou carboidrato em gel, durante os treinos. O isotônico deve ser consumido para complementar essa nutrição.

A presença de sódio na sua composição estimula a sede e favorece a maior ingestão da bebida isotônica, o que acaba favorecendo uma hidratação mais adequada e eficiente. O isotônico costuma ser mais bem tolerado e aceito em maiores volumes, quando comparado à ingestão somente de água. A temperatura fria do isotônico também ajuda a melhorar o esvaziamento gástrico e maior aceitação.

A água pode e deve ser usada simultaneamente com o isotônico. Por exemplo, muitas vezes, o paladar doce acaba gerando um certo “cansaço” e “lavar a boca com a água” pode ser uma boa estratégia para não comprometer a ingestão dos isotônicos e alimentos ou carboidrato em gel durante os treinos.

Busque um isotônico que tenha boa concentração e bons tipos de carboidratos. A quantidade de sódio também é uma variável a ser observada e considerada para a escolha do produto. Existem opções líquidas e igualmente em pó no mercado de suplementos esportivos. Então busque a opção que melhor se adeque ao seu paladar, sua rotina e que tenha um bom custo benefício.

Lembre-se: a Nutrição potencializa seu treino!

Tatiana Vasconcelos – nutricionista esportiva
tatianavasconcelosnutricao@gmail.com
@tatianavasconcelosnutricao

Foto divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.