L’Étape Brasil by Tour de France impacta mercado esportivo brasileiro

Principal evento da modalidade no País conta com mega estrutura e grandes marcas envolvidas

Consolidado como o principal evento de ciclismo da América Latina, o L’Étape Brasil by Tour de France completa cinco anos no calendário esportivo brasileiro em 2019. A prova será disputada no dia 29 de setembro, em Campos do Jordão (SP), e deverá reunir 3 mil ciclistas amadores em percursos de 107 km e 66 km.

Personalidades do esporte, como o campeão olímpico Nalbert, o piloto da Stock Car vencedor da Corrida do Milhão, Ricardo Maurício, o técnico de voleibol Bernardinho e o apresentador Bruno Vicari, estão entre os inscritos deste ano. O L’Étape Brasil também escolheu outras personalidades e influenciadores do mundo das bicicletas para desafia-los a encarar a prova com subidas de tirar o fôlego.

Marcas líderes em seus segmentos, como Mitsubishi Motors do Brasil, Oakley, Shimano, Cannondalle, Ceratti, Omint Seguros e EF estão na lista de patrocinadores oficiais do tour ciclístico. Até o youtuber Luccas Neto, junto com a Caloi,  terá uma ação de exposição de um novo modelo de bike para crianças.

O evento oficial abre na sexta-feira (27) com atrações para os ciclistas e suas famílias no village, onde tudo acontece! Estima-se que mais de 10 mil pessoas no fim de semana de L’Étape em Campos do Jordão (SP) exclusivos para a prova, aumentando a procura por hotéis, restaurantes e serviços.

l'étape-brasil-by-tour-de-france-impacta-mercado-esportivo-brasileiro (3).jpg
L’Étape Brasil (Divulgação)

”A nossa estrutura segue a linha das principais competições esportivas, com profissionais qualificados em várias áreas, não apenas do ciclismo. Somos chancelados pelo Tour de France e o objetivo é entregar o melhor aos participantes, os transformando em fidéle, que em francês quer dizer fiel”, ressaltou o medalhista olímpico Bruno Prada, organizador do L’Étape Brasil by Tour de France.

”Os pilares do L’Étape Brasil by Tour de France são: experiência, segurança e pertencimento”.

E quando assunto é estrutura, os números para apenas um dia de prova, que dura de três a seis horas, pode chamar atenção! O volume de insumos para abastecer os cinco pontos de hidratação do percurso de 107 km conta com 8 mil litros de água, 2,5 mil litros de isotônico, mil litros de refrigerante Coca-Cola (tudo gelado por 1 tonelada de gelo) e frutas. Serão 4 mil bananas, 4 mil maças, 10 mil saches de gel de carboidratos e 5 mil pães e mini-salgados.

Se o ciclista ainda estiver com fome – e certamente terá, pois são mais de 1 mil calorias perdidas por hora de prova – o L’Étape Brasil também montará o chamado Pasta Party no fim da prova!

Após receber as medalhas, os atletas amadores podem comer macarrão e outros tipos de massas.

Experiência do começo ao fim

Os atletas são impactados desde a chegada ao município do Vale do Paraíba. O L’Étape troca todos os anos a fachada no portal da cidades de Campos do Jordão com a frase de boas vindas no idioma oficial do Tour: Bienvenue.

l'étape-brasil-by-tour-de-france-impacta-mercado-esportivo-brasileiro (5).jpg
Painel de assinaturas L’Étape 2018 (Divulgação)

Da avenida principal, que leva do Portal até o Capivari, faixa de poste com o logo do evento mudam a cara da cidade, colocando o ciclista no clima da prova.

Já no Village, que pode receber nos três dias de L’Étape Brasil, o total de 25 mil pessoas, é realizada a entrega dos kits de participação, congresso técnicos e é lá que estão todos os estandes e ações dos patrocinadores e apoiadores da prova.

Os expositores vão além de fabricantes de veículos e bicicletas ao setor de alimentação. Um espaço kids e até uma barbearia, montada em parceria entre a Mitsubishi e a Barbearia Corleone, estarão disponíveis para os fãs da modalidade no village.

”O primeiro pilar é o da experiência! Cada detalhe importa para atender alto padrão internacional do Tour de France e fazer com que os participantes vivenciem um ambiente muito próximo ao profissional”, explicou Fábio Oliveira, diretor comercial do L’Étape Brasil.

Outro fator que chama atenção é o efetivo de segurança do evento, que é todo monitorado por uma CCO – Centro de Controle Operacional. Em 2019 serão 12 ambulâncias, 1 helicóptero, 15 motos de apoio, 7 pontos de suporte mecânico fixos, 6 veículos para suporte móvel da Shimano Brasil espalhados pelo percurso.

Os atletas podem contar com estradas 100% fechadas para carros, estrutura médica especializada e sinalização de pista semelhante às principais competições de ciclismo do mundo.

l'étape-brasil-by-tour-de-france-impacta-mercado-esportivo-brasileiro (2).jpg
L’Étape Brasil em 2018 (Divulgação)

”Esses veículos que transitam durante a prova são equipados com rádio e falam direto com o Centro de Operações do evento. Eles relatam acidentes ou necessidades do mecânico, acionando o veículo mais próximo para auxílio. Fora isso, são nove pontos mecânicos no meio do circuito”, contou Fernando Cheles, diretor de prova.

O L’Étape conta com 300 oficiais de pista, divididos entre policiamento e sinalização. A organização do evento está em contato direto com as autoridades locais. No ano passado, os organizadores do L’Étape Brasil by Tour de France chamaram 600 pessoas da região para trabalhar como mão de obra local.

”Nós temos o suporte da Shimano durante a prova! Eles entram dentro dos pelotões e largam junto, ou seja, contamos um ponto de mecânico em moto ou carro. Os técnicos estão prontos para arrumar as bikes com peças para dar suporte aos atletas, Fernando Cheles.

Além disso, os atletas contam com o SAC L’Étape Brasil, em que recebem todo o suporte para dúvidas e informações.

Frota da MIT

A Mitsubishi Motors do Brasil é mais uma vez patrocinadora oficial do L’Étape. A montadora fará ativações no village, levando 12 veículos para a parte técnica da prova e outros quatro para exposição.

O L’Étape e a MIT também vão levar a tradicional barbearia Corleone ao local. Os atletas poderão cuidar do visual antes (e depois) da prova nas confortáveis cadeiras reclináveis! Uma  tatuadora profissional também fará parte da ação.

”O Tour de France é um clássico – e poder ser parceiro do L’Étape, nascido da Volta da França, é uma honra. Nossa marca também busca excelência, performance e superação. Temos tudo a ver”, disse Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors do Brasil.

O representante da Mitsubishi aposta no crescimento do ciclismo no Brasil na formação de novos talentos e na realização de eventos profissionais.

”O ciclismo é um esporte incrível, que demanda uma preparação intensa, intimidade com o equipamento e alta performance. É muito bacana ver como esse esporte está crescendo no Brasil, e observar atletas brasileiros ganhando notoriedade nacional e internacional”, concluiu Fernando Julianelli.

Diabo do Tour

A edição 2019 do L’Étape Brasil by Tour de France terá a presença do alemão Didi Senft, mais conhecido como o Diabo do Tour ou Didi, the Devil. O animador que tradicionalmente se veste de demônio nas etapas do Tour de France estará em Campos do Jordão (SP) para o evento.

A presença do alemão Didi Senft será patrocinada pela Vedacit, marca oficial do L’Étape Brasil pelo segundo ano consecutivo.

”O L’Étape Brasil mais uma vez inova e consegue trazer pela primeira vez ao País a figura mais emblemática do Tour de France. “Didi” Senft é uma lenda do ciclismo por suas aparições famosas durante as provas, incentivando os ciclistas profissionais nas subidas mais desafiadoras do Tour de France, com certeza será um marco para nossa prova”, disse Thais Barg, coordenadora do L’Étape Brasil.

Vídeo promocional de Didi Senft no Brasil

Didi Senft tem 65 anos e administra um museu em Storkow com mais de 120 modelos de bicicletas em exibição. O alemão foi atleta amador nos anos 1970 e 1980.

Guarde sua garrafinha

Pelo terceiro ano consecutivo, a Frescca será a fornecedora de água da prova. Os rótulos nas embalagens estão adesivados exclusivamente com o logo do L’Étape.

Além de oferecer mais de 20 mil litros de água durante os três dias de evento – que acontecerá entre 28 e 30 de setembro, em Campos do Jordão – a Frescca participará das ativações de treino durante o ano, nas chamadas Blitz L’Étape.

Rei e Rainha da Montanha Oakley

A marca especializada em óculos e vestuário de performance esportiva também será patrocinadora oficial do evento pelo quarto ano consecutivo. E pelo quarto ano consecutivo dará o prêmio Rei e Rainha da Montanha Oakley aos atletas de cada gênero que conseguirem escalar primeiro a última subida da competição.

O trecho, com 5% de inclinação média, na rodovia Monteiro Lobato, entre o km 88 e km 100 do percurso oficial do L’Étape.

A empresa promove desde 2017 o Team Oakley, selecionando amadores para o desafio! Os 11 ciclistas escolhidos têm histórias e objetivos diferentes na etapa brasileira do Tour de France, considerada a maior prova amadora de ciclismo no País.

Entre os escolhidos estão Eric Granado Santos (piloto de motovelocidade), Klaus Capuzzo (empresário), Patricia Abibe  (executiva de empresa), André de Curci Arruda (triatleta e advogado), Andrea Amorim (executiva de empresa), Caetano Zammataro (empresário – dono da Bike Tech Jardins), Claudia Lencioni (empresária), Felipe Parada (professor de inglês), Débora Cordeiro (Estudante de Engenharia), Tatiane Santin (engenheira) e Fuca Araujo (nutricionista).

Vencedora da promoção EF idiomas, Claudia Lencioni traz na bagagem uma experiência recente de Paris, na França. A ciclista amadora acompanhou de perto a etapa final do Tour de France 2019, que teve o colombiano Egan Bernal como campeão.

“Eu fiquei encantada com o novo percurso, conheço aquele lugar como a palma da minha mão,  é onde treino todo final de semana,  e nunca me canso de admirar. Será muito divertido e acessível, inclusive para os iniciantes. Sem dúvidas vai ficar na história do ciclismo brasileiro,  o dia que a Serra Nova foi fechada para uma prova. Simplesmente parabéns à organização!”, comentou Claudia Lencioni, atleta amadora de Caçapava (SP).

L’Étape pedalando pelo mundo by Omint

Austrália, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, Marrocos, México, Reino Unido, Suíça e Tailândia organizam o L’Étape.

A França, país sede da prova, também abre espaço aos amadores pedalarem no mesmo percurso dos profissionais! A cada ano, desde 1993, o pelotão reúne de 15.000 ciclistas de 50 nacionalidades. É considerado o maior evento de ciclismo da Europa.

Em 2019, a etapa francesa foi entre Albertville e Val Thorens, a mesma do 20º estágio do Tour de France. O L’Étape Brasil, em parceria com a Omint, levou o apresentador Bruno Vicari para escalar os alpes em uma ação que gerou conteúdo pata a ESPN Brasil.

No sábado (28), será realizado o congresso técnico e a coletiva de imprensa com os organizadores da prova e os ciclistas solicitados.

Vídeo explicado do percurso

Mais informações no site: https://www.letapebrasil.com.br

Você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.