Brasil pode ser palco de etapas da Copa do Mundo de MTB

O Mountain Bike brasileiro poderá dar mais um passo importante no cenário internacional a partir de 2021 com a realização de grandes eventos do calendário internacional com a Copa do Mundo de MTB.

brasil-pode-ser-palco-de-etapas-da-copa-do-mundo-de-mtb (2)
Vasconcellos e Lappartient no congresso UCI Crédito: Divulgação

Na última semana, durante o congresso anual da UCI, realizado em Yorkshire, na Inglaterra, o presidente da Confederacao Brasileira de Ciclismo, Jose Luiz Vasconcellos, se reuniu com o presidente da União Ciclistica Internacional (UCI), David Lappartient, para tratar de diversos assuntos, entre eles a apresentação oficial da candidatura do Brasil como sede de etapas da Copa do Mundo de MTB em 2021 e 2022.

“A reunião serviu para discutirmos a importância de aproveitar o bom momento que atravessa o MTB brasileiro com a realização de um evento dessa magnitude. A solicitação foi vista com bons olhos pela UCI, agora é aguardar os próximos passos”, destacou Vasconcellos.

A Copa do Mundo de MBT da UCI é uma série de corridas de XC e DH sancionada pela UCI (Union Cycliste Internationale). A primeira série da Copa do Mundo – que foi composta de eventos cross-country – foi realizada em 1989.

brasil-pode-ser-palco-de-etapas-da-copa-do-mundo-de-mtb (1)
Copa do Mundo de MTB – Foto: divulgação

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) é o órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de ciclismo no Brasil.

O calendário nacional de ciclismo de estrada é o conjunto das provas organizadas pela CBC ou pelas federações estaduais disputadas no período de um ano. Além do calendário de provas do ciclismo de estrada, um calendário nacional de provas é estabelecido para as disciplinas de ciclismo de pista, mountain bike, BMX e ciclismo paraolímpico. O calendário é composto por provas internacionais, nacionais e estaduais realizadas no Brasil. Cada prova, de acordo com a sua classe no calendário, atribui pontos que são contados para o Ranking Brasileiro de Ciclismo. O ranking brasileiro existe para cada categoria do ciclismo (elite, júnior, juvenil, entre outros), tanto no masculino como no feminino. Há um ranking individual e um ranking por equipes.

Mais informações no site da UCI

Você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.