Márcia Ferreira comemora 20 anos como treinadora

O nome Márcia Ferreira é uma referência quando o tema é o triathlon. Ex-atleta profissional de destaque, a treinadora comemora 20 anos comandando uma assessoria que leva o seu nome – Márcia Ferreira Triathlon. Aos 51 anos, a treinadora tem em seu currículo 30 anos de experiência, que incluem um tricampeonato brasileiro (94-95-96), um bicampeonato sulamericano (95-96) e participação em várias competições internacionais.

O inicio

Em 1997, quando ocupava excelente colocação no ranking mundial e caminhava para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney, Márcia foi atropelada na Praia de Botafogo durante um treino de ciclismo. Após algumas cirurgias e tentativas frustradas de retorno ao alto rendimento, ela decidiu estudar Educação Física.

“O objetivo era juntar à minha experiência prática o conhecimento teórico e formar novos triatletas. Eu voltei a competir apenas em 2000, já então com ênfase no treinamento da minha equipe. De início, meu objetivo era formar jovens triatletas, mas hoje temos na equipe atletas de todas as idades e como diferentes níveis de condicionamento, que vai desde o iniciante até aqueles que buscam sempre melhorar a performance com foco no profissionalismo”, conta Márcia.

marcia-ferreira-comemora-20-anos-como-treinadora
Foto: Flavia Lago

Com a vivência de uma atleta de alto rendimento e o conhecimento acadêmico, Márcia prescreve cada planilha de treino. Todas são individualizadas e baseadas no nível de condicionamento do atleta e no objetivo que se quer alcançar, que podem ser de curta ou de longa distância. O fato é que Marcinha – como é carinhosamente chamada pela comunidade do triathlon – está sempre disponível para atender os seus atletas.

“Amo o triathlon e amo o que faço. Ajudar alguém a praticar triathlon em segurança e evoluir na modalidade é uma felicidade. E de uma forma geral, promover a saúde e o bem-estar físico e mental. No final das contas, nós, educadores físicos, acabamos nos tornando amigos dos nossos alunos. Isso é muito bacana”, conta Márcia.

Sempre atenta a segurança

Essa preocupação com os atletas – especialmente os de triathlon, em função dos cuidados com a segurança – está presente em todo o planejamento da equipe. Os simulados de triathlon e os treinos na APCC Aterro do Flamengo, que demandam uma logística específica são prova disso.

“Os simulados dão a base que os atletas, principalmente os iniciantes, precisam para participar das provas dos campeonatos estaduais de triathlon, duathlon e aquathlon, que são a nossa porta de entrada na modalidade”, explica Márcia, lembrando que também dá toda a orientação necessária para a compra de equipamentos e acessórios necessários à segurança do atleta.

marcia-ferreira-comemora-20-anos-como-treinadora (3)
Foto: Flavia Lago

Apesar de ter uma assessoria consolidada no mercado e o reconhecimento de atletas e colegas de profissão, Márcia Ferreira segue se atualizando e buscando novidades em sua área de atuação. O objetivo é continuar crescendo e melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Mais informações no site

Você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.