Estudo aponta Batata tão eficaz quanto os géis de carboidratos para melhorar o desempenho atlético

De acordo com o site Science Daily, um estudo da Universidade de Illinois concluiu que batata pode oferecer os mesmos benefícios que os géis de carboidratos para os ciclistas.

O estudo envolveu 12 ciclistas que completaram um desafio de ciclismo de duas horas seguido de um contra-relógio com ciclistas que consumiam água, géis de carboidratos ou batatas. O objetivo do teste foi verificar a eficácia de uma fonte de carboidratos para alimentos integrais para os ciclistas.

Nicholas Burd, professor de cinesiologia e saúde da comunidade da Universidade de Illinois, disse ao Science Daily: “A pesquisa mostrou que a ingestão de géis de carboidratos concentrados durante exercícios prolongados promove a disponibilidade de carboidratos durante os exercícios e melhora o desempenho dos exercícios.”

“Nosso objetivo do estudo foi expandir e diversificar as opções para atletas e compensar a fadiga do sabor”.

Ao chegar a uma conclusão sobre suas descobertas, os cientistas envolvidos no relatório descobriram que o uso de batatas trabalhava no mesmo nível que os géis de carboidratos para manter os níveis de glicose no sangue e aumentar o desempenho dos ciclistas.

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Burd diz: “Não encontramos diferenças entre o desempenho dos ciclistas que ingeriram carboidratos ao ingerir batatas ou géis nas quantidades recomendadas de cerca de 60 gramas por hora durante os experimentos”.

“Ambos os grupos tiveram um aumento significativo no desempenho que aqueles que consumiam apenas água não alcançaram.” – Nicholas Burd

Esta informação fornece uma perspectiva interessante sobre o que devemos consumir enquanto andamos de bicicleta. Ao usar batatas ou fontes de carboidratos integrais, você pode definitivamente não ingerir alguns dos ingredientes menos desejáveis ​​encontrados nos produtos energéticos produzidos em massa.

“As batatas são uma alternativa promissora para os atletas porque representam uma fonte de carboidratos econômica, rica em nutrientes e lembrando que é um alimento integral. Além disso, eles servem como uma opção saborosa de combustível de corrida quando comparados (com) a alta doçura dos géis (carboidratos).” – Journal of Applied Physiology

“Embora os testes mostrem que não há diferença entre um purê de batata e géis de carboidrato, duvido que de repente veremos uma onda de produtos EnduroPotato™ chegar às lojas, mas é definitivamente interessante ver que os géis energéticos processados ​​não são melhores do que algo que cresce naturalmente.”

“Nosso estudo é uma prova de conceito que mostra que os atletas podem usar fontes integrais de carboidratos como uma alternativa aos produtos comerciais para diversificar os menus de corrida.” – Nicholas Burd

O teste de “prova de conceito” teve uma desvantagem para quem usava o purê de batata. No artigo do Science Daily, Burd diz que aqueles que usam batatas têm “significativamente mais inchaço, dor e flatulência gastrointestinal do que os outros grupos”. Esta é definitivamente uma grande desvantagem e, aparentemente, é causada pelo grande volume de batatas necessário para corresponder à glicose fornecida pelos géis de energia. Portanto, não parece que veremos pilotos profissionais trocando seus géis por purê em breve.

Fonte: Science Daily

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Avaliação da Pesquisa

A ingestão de carboidratos (CHO) é uma estratégia estabelecida para melhorar o desempenho de resistência. Os combustíveis de corrida não devem apenas sustentar o desempenho, mas também devem ser facilmente digeridos e absorvidos. A batata é uma opção baseada em alimentos integrais que atende a esses critérios, mas seu impacto no desempenho permanece sem análise.

Nós investigamos os efeitos da ingestão de purê de batata durante o ciclo prolongado no desempenho subsequente versus o gel comercial de CHO ou uma condição apenas de água. Doze ciclistas (70,7 ± 7,7 kg, 173 ± 8 cm, 31 ± 9 anos, 22 ± 5,1% de gordura corporal; média ± DP) com pico de consumo médio de oxigênio (VO2PEAK) de 60,7 ± 9,0 mL / kg / min realizaram 2 h desafio de ciclismo (60-85% VO2PEAK) seguido de um contra-relógio (TT, 6kJ / kg de massa corporal) enquanto consumia batata, gel ou água em um projeto de cruzamento aleatório.

Os combustíveis de corrida foram administrados com glicose U- [13C6] para uma estimativa indireta da taxa de esvaziamento gástrico. Amostras de sangue foram coletadas ao longo dos ensaios. As concentrações de glicose no sangue foram maiores (P0.001) nas condições de batata e gel quando comparadas às condições da água. As concentrações de lactato sanguíneo foram maiores (P = 0,001) após a conclusão do TT nas duas condições de CHO, quando comparadas às condições da água. O desempenho do TT foi melhorado (P = 0,032) nas condições de batata (33,0 ± 4,5 min) e gel (33,0 ± 4,2 min) quando comparado ao estado da água (39,5 ± 7,9 min). Além disso, não foi observada diferença no desempenho do TT entre as condições de CHO (P = 1,00).

Em conclusão, a ingestão de batata e gel também sustentou as concentrações de glicose no sangue e o desempenho do TT. Nossos resultados apóiam o uso eficaz de batatas para apoiar o desempenho das corridas de ciclistas treinados.

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