CIMTB Michelin mantém XCO para categorias femininas em 2020

CIMTB Michelin

A temporada 2020 já está batendo na porta e assim com ela diversas novidades entrarão no evento. A organização da CIMTB Michelin está reformulando as provas mas também categorias buscando atender solicitações de atletas. Portanto, as categorias femininas correrão a prova de Cross Country Olímpico (XCO).

Após a divulgação do podcast ‘#8 – IMPORTANTE como serão as categorias em 2020’, uma reunião foi realizada no início desta semana com representantes de atletas femininas e o organizador, Rogério Bernardes. Ele apresentou o que será feito para manter estas categorias pedalando o XCO.

CIMTB Michelin
Foto: CIMTB Michelin | Divulgação
As atletas

A atleta e estudante de direito, Letícia Coura, participou de todo movimento. “Depois que a gente ouviu o podcast, criamos um grupo e isso foi aumentando. Entramos em contato com atletas que são referências na modalidade como Jaqueline Mourão e Raíza Goulão. E isso foi tomando uma proporção tão grande que surpreendentemente até mulheres que não pedalam no XCO também começaram a participar do movimento”, contou.

Letícia então entrou em contato com o organizador Rogério Bernardes. “Queríamos resolver da melhor forma, porque também é compreensível o lado do organizador, questões de burocracias por exemplo, mas queríamos nosso espaço. Rogério foi bem solícito, nos ouviu e atendeu às demandas. É muito importante essa abertura, já que a CIMTB é uma das poucas provas no Brasil que tem categorias femininas para o XCO”, afirmou a atleta.

Quem também estava na reunião era Raquel Gontijo. A atleta que está no mountain bike há 18 anos afirmou que a CIMTB Michelin sempre foi pioneira em abrir espaço para categorias femininas. “A gente teve uma abertura muito legal por parte do Rogério. Eu havia conversado com ele antes. A gente queria manter o espaço que tínhamos conquistado e senti que ele ficou surpreso mas também orgulhoso do movimento”, disse.

CIMTB Michelin
Foto: Fábio Piva

Raquel complementou “Nosso movimento vem crescendo e as provas aqui em Minas Gerais está aumentando gradativamente o espaço para as mulheres. Eu acho que tudo isso vai aumentar a participação das mulheres nas provas porque foi uma mobilização muito grande e as meninas empolgaram muito. Tem atletas que não correriam o XCO e estão super motivadas de começar a modalidade”, finalizou. Além de Raquel e Letícia, participaram da reunião as atletas Laurita, Bárbara e Carolina.

O organizador

Para o organizador Rogério Bernardes, o evento é feito para os atletas e sempre buscando encontrar um caminho para atender a maioria. “Inicialmente vimos uma demanda da Maratona com muitas mulheres falando que não correriam XCO, mas correriam Maratona. Porém, vimos que há a necessidade dessa modalidade para as atletas e assim decidimos manter o XCO para as categorias oficiais e criamos mais uma categoria para as mulheres que quiserem participar da Maratona de forma mais leve”, afirmou.

“Além desta categoria amadora individual para a Maratona, as mulheres similarmente poderão participar de várias outras categorias na Copa Sense Maratona CIMTB como Dupla Mista/Feminina, Dupla Pró, Ultra e Turismo. 2020 será o ano da democratização e inclusão na CIMTB Michelin de todos os gêneros e perfis de ciclistas.”, finalizou o organizador.

Veja as categorias da Copa Sense Maratona CIMTB:
Confira as categorias da CIMTB Michelin:
Calendário completo de 2020:

5 a 8 de março – Araxá (MG)
15 a 17 de maio – Petrópolis (RJ)
3 a 5 de julho – Congonhas (MG)
28 a 30 de agosto – Taubaté (SP)

Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, assim criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, posteriormente tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas.

Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e além disso internacionais.

CIMTB Michelin 2019

A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.

Nesse sentido mais informações no site

Além disso você também pode se interessar:
Que venham as provas de estrada

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.