BMX feminino brasileiro cai no ranking internacional

bmx
Após resultados da 1ª e da 2ª rodada da Copa do Mundo, três melhores brasileiras no ciclismo BMX caem uma posição cada no ranking mundial.

A temporada de 2020 começou oficialmente no ultimo fim de semana para a modalidade BMX Racing com a disputa da 1ª e da 2ª rodada da Copa do Mundo, que aconteceu em Shepparton, Austrália. Contudo a única representante do Brasil entre as mulheres foi a sorocabana Priscilla Stevaux. Assim após os resultados, Priscilla, Paola Reis e Júlia Alves, atletas mais bem ranqueadas, caíram posições no ranking mundial do ciclismo BMX feminino.

Priscilla Stevaux teve desempenho muito similar em cada uma das duas rodadas, ficando na 29ª e na 26ª colocação na competição feminina nos dois dias de competição, parando nas oitavas de final.

Os resultados não foram suficientes para que Priscilla melhorasse seu desempenho no ranking mundial e olímpico, caindo agora da 15ª para 16ª colocação. As duas outras brasileiras que não competiram também foram ultrapassadas por outras atletas. Paola Reis caiu da 11ª para a 12ª colocação, enquanto Júlia Alves foi da 27ª para a 28ª.

A disputa

Priscilla, Paola e Júlia estão na briga por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. No BMX são 24 lugares disponíveis por categoria, para pelo menos 17 países.

Uma das formas de chegar a Tóquio é pelas vagas destinadas ao país. Nesse sentido hoje o Brasil ocupa a sexta colocação no ranking olímpico, que garante uma vaga, atualmente com Paola Reis.

A soma do desempenho das três é o que vale no ranking olímpico por país. Atualmente, o Brasil está com 1963 pontos. Caso supere a Rússia e suba uma posição, ganha mais uma vaga, já que o terceiro, quarto e quinto têm direito a dois atletas por naipe.

Com os resultados de Priscilla Stevaux, assim diferença para a Rússia aumentou de 257 pontos para 407. A diferença para o sétimo colocado, a Colômbia, diminuiu de 103 para apenas 3 pontos. O primeiro e o segundo colocados podem levar três. Os Estados Unidos lideram, seguidos por Holanda, Austrália e França.

Há outras duas formas de conseguir a vaga para as Olimpíadas. Uma de acordo com o ranking mundial fechado no dia 2 de junho e a outra via Mundial de ciclismo BMX marcado para maio.

No próximo final de semana acontecem a 3ª e a 4ª rodadas da Copa do mundo, dias 08 e 09 em Bathurst, na Austrália.

Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.