Specialized lança nova mountain bike elétrica mais leve e eficiente do mundo

Specialized Turbo Levo SL
Specialized Turbo Levo SL: Um novo mundo na e-bike

O poder de pedalar mais e mais trilhas, este é surpreendentemente o conceito da totalmente nova Specialized Turbo Levo SL apresentada globalmente nesta terça-feira (4). O Brasil pela primeira vez já disponibiliza as e-bikes em território nacional neste lançamento simultâneo em todo o mundo.

Com um peso bem abaixo da média de uma e-MTB, mesmo assim a Specialized Turbo Levo SL tem 150 mm de curso de amortecimento que redefine completamente a experiência moderna do mountain bike e amplifica em até 2 vezes a potência de pedalar na montanha com o diferencial de ser uma bicicleta totalmente ágil na trilha; preservando a mesma versatilidade e maneabilidade de um modelo convencional como a Specialized Stumpjumper.

“A Specialized é a marca que dispõe da maior gama de e-bikes no Brasil”, afirma Eduardo Gasperini; Diretor de Desenvolvimento de Marca e Mercado da Specialized Brasil. “Desenvolvemos e-bikes para todos os tipos de ciclistas (para uso na cidade com as Turbo Vado e Turbo Como, na Estrada com a Creo, Gravel com a Creo Evo e Montanha com a Turbo Levo). Estudamos muito os perfis de ciclistas, mesmo dentro da mesma modalidade, como a de trilha, por exemplo, criando bicicletas completamente diferentes para cada um. Dentro da experiência de e-Bike de MTB, analisamos através do Mission Control (ver abaixo) que os perfis de utilização e ajuste eram bem distintos entre ciclistas, nos indicando qual deveria ser o caminho para o desenvolvimento de nova Levo SL”; endossa Marcelo Catalan, especialista na tecnologia Turbo e Diretor do Rider Care da Specialized Brasil.

Ela é tão leve que você esquece que é elétrica

E por que isso realmente importa? Porque o resultado final é uma verdadeira mountain bike unicórnio, para voar pelos obstáculos com inteligência tecnológica e o poder para percorrer mais trilhas, além de leveza e agilidade para superar os terrenos mais técnicos.

“Assegurar a bicicleta que seja uma extensão do Ciclista é o nosso objetivo, seja ela elétrica ou não. A redução de peso e o novo motor Specialized SL 1.1 asseguram que será você, mais rápido e de forma tão fluída que você nem vai entender se o motor está auxiliando ou não”, explica Gonçalo Costa, Gerente de Marketing da Specialized Brasil.

Com apenas 17,3 kg, o modelo S-Works Turbo Levo SL não é apenas a e-MTB mais leve de sua categoria – ela cria uma modalidade própria. Os pesos variam de acordo com o tamanho e o modelo. A S-Works Levo SL, por exemplo, chega a 17,35Kg / 38,25lb (para um tamanho grande), enquanto a Comp chega a 19,4Kg / 42,7lbs (também em tamanho grande).

Mesmo esforço e recompensa em dobro

A eficiência da Specialized Turbo Levo SL é o que mais chama atenção – além do design incrível, é verdade. Inspirada na velocidade da Stumpjumper, esta nova e-MTB vem equipada com um motor totalmente novo, ultra leve e poderoso. Projetado na Califórnia e fabricado na Suíça, o motor SL 1.1 de 240 watts da Turbo Levo SL dobra a potência que o ciclista coloca nos pedais com uma sensação notavelmente suave e natural. Assim na prática, a sensação do impulso é progressiva, sem solavancos. E quando o motor está desligado, surpreendentemente não há atrito, ela atua totalmente com uma bike normal, com isso, a facilidade de pedalar na nova Levo SL é a mesma de uma bicicleta sem assistência elétrica.

Seja bem-vindo aos pedais longos

“O poder de pedalar mais trilhas” é mais do que o slogan da Turbo Levo SL, é pura realidade graças ao sistema de bateria super avançado de íon e lítio que oferece velocidade e capacidade do piloto pedalar até 3,5 horas com uma única carga. Além disso, os modelos S-Works e Founder’s Edition acompanham um recurso extra, Extensor de Alcance (Range Extender), em que cada Extensor fornece até 1h 30min a mais de pedalada, aumentando a autonomia total para até 5 horas de potência nas trilhas.

Specialized Turbo Levo SL
Foto divulgação
Potência personalizada com Mission Control App

A Specialized Turbo Levo SL é uma e-MTB totalmente conectada ao ciclista através do aplicativo Mission Control, em que o usuário pode ajustar de forma personalizada a potência de sua Levo SL, controlar sua autonomia, gravar os percursos, monitorar sua energia e até usar o recurso Smart Control para lidar automaticamente com o gerenciamento de baterias, para que o ciclista tenha sempre carga quando precisar. É tudo isso personalizado ou você pode simplesmente subir na bike e pressionar o botão “ligar” para explorar as trilhas. A escolha é sua. Em poucas palavras, a Specialized criou uma tecnologia que conecta você à trilha e permite que você se concentre no que mais importa: o seu pedal.

O ciclista pode utilizar sua Levo SL em três modos de pilotagem assistida: não apenas ECO, mas também TRAIL e TURBO. Em primeiro lugar o modo ECO corresponde ao seu esforço até 30% da potência do motor, o modo TRAIL corresponde ao seu esforço até 60% da potência do motor, e o modo TURBO corresponde ao seu esforço até 100% da potência do motor – ou 240 watts. Todos os três modos de assistência podem ser ajustados detalhadamente, permitindo a personalização dos níveis de entrega de energia no aplicativo Mission Control. Há também um modo sem assistência e o “Walk Assist” para ajudar nos empurra bike impossíveis de superar.

Família Turbo

A Levo SL é a mais recente adição à família Turbo de Montanha, juntando-se às plataformas Levo e Kenevo, líderes de categoria e multi premiadas internacionalmente. A Specialized do mesmo modo dispõe das plataformas Turbo Creo (Estrada/Gravel) e Vado/Como (para cidade).

Existem cinco modelos na linha Turbo Levo SL: Founder’s Edition Levo SL, S-Works Levo SL, Levo SL Expert, Levo SL Comp Carbon e por fim a Levo SL Comp. Em que cada venda da Turbo Levo inclui uma doação de 25 dólares para a Fundação Outride e a iniciativa de construção de trilhas Soil Searching.

A principal diferença entre os quatro modelos com estrutura de carbono são especificações de componentes de freio, transmissão, suspensão e rodas. Além disso, a Turbo Levo SL Comp possui um conjunto de quadros de liga M5 (em vez de carbono).

Founder’s Edition

A S-Works Levo SL Founder’s Edition é uma edição super limitada de apenas 250 unidades em todo o mundo que oferece detalhes super especiais. Grafismo folheado a ouro aplicado sobre a pintura Spectraflair em acabamento acetinado; selim Power personalizado com gráfico “S” dourado; garfo Fox Shox de amortecedor traseiro dourados; sistema de transmissão SRAM AXS sem fio com cassetes coloridos em “arco-íris”, mas também dois extensores de alcance para poder percorrer mais trilhas. A Founder’s Edition é uma versão de colecionador, certamente um clássico instantâneo.

Qual tipo de ciclista Levo você é?

Para ser claro, dessa forma a Turbo Levo SL não é uma “substituição” da Levo, ela é complementar à Levo. Vale relembrar que a Levo foi a plataforma utilizada pelo primeiro campeão mundial de e-MTB Alan Hatherly da África do Sul.

Com uma Levo já consagrada e a inserção da Levo SL, a pergunta que fica é: qual ciclista Levo você é”

Enquanto a Levo é para quando você deseja o sistema mais poderoso para subir ao topo da montanha ou para fazer o máximo de voltas o mais rápido possível; a Levo SL é para quando você deseja o manuseio mais leve e ágil de uma experiência pura de bicicleta de trilha. Ou seja, a Levo é mais “poderosa” e “plantada” a Levo SL é “leve e ágil”.

A resposta mais simples é; tudo depende da motivação do ciclista, já que segundo dados do Mission Control, a maioria dos ciclistas não utiliza a potência máxima da Levo. Dessa maneira, a praticidade da leveza da Levo SL pode ser um bom argumento para quem busca mais eficiência para pedais longos.

Specialized Turbo Levo SL
Foto divulgação
LEVO
  • Trilhas com muitas subidas podem precisar de mais potência
  • Ciclistas pesados precisam de mais potência
LEVO SL
  • Mais leveza, agilidade e autonomia
  • A S-Works Levo SL é 4 kg mais leve que a S-Works Levo, que já é a bicicleta mais leve da sua categoria
  • Uma nova categoria de e-MTB
  • O peso do sistema da Levo SL é 1.8kg mais leve do que a da S-Works Turbo Levo.
Além disso você também pode se interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.