85 km de pedal no máximo a 2 km de casa sem usar um mapa

matt

Dois integrantes da equipe da Cyclingtips, Matt de Neef e Andy van Bergen percorreram 85 km de bike. Porém surpreendentemente tudo a 2 km de distância da casas de Matt no bairro onde moram.

Matt que teve a ideia, disse que foi depois de muito conversar com Andy. Assim nada mais justos que os dois pedalassem nesse desafio, contudo seguindo as normas de segurança em função da pandemia de Covid-19.

O desafio era passar por todas as ruas do bairro de Ivanhoe em Melbourne, na Austrália sem usar um mapa. Assim Matt se preparou passando de carro por todas as ruas e memorizando tudo para o dia do passeio.

Leia a baixo o trecho da matéria onde Matt descreve o passeio.

Tradução pelo Google.

O passeio

Nos dias que antecederam o passeio, me senti mais nervoso do que esperava. Eu não estava preocupado com o lado físico das coisas, mas realmente não queria passar quatro horas andando pelas ruas locais apenas para perder uma rua idiota. Também devia estar na cabeça de Andy, enquanto ele sonhava com o passeio na noite anterior à partida.

Em uma tarde ensolarada de outono, nos encontramos na margem oeste de Ivanhoe e partimos imediatamente. Estávamos começando na seção inicial de Andy, então eu estava muito confiante de que, com o conhecimento local dele, mais o que eu aprendi com meu reconhecimento, que nós completaríamos sem problemas.

Essa primeira seção passou voando e, em pouco tempo, estávamos indo para o leste na seção 2, ambos com cerca de 95% de certeza de que visitamos todas as ruas. Esse seria um tema comum no final de cada seção: nunca poderíamos dizer com certeza absoluta que tínhamos passado por tudo, mas não conseguimos lembrar em nenhuma rua que perdemos.

Nem uma vez durante a tarde o passeio pareceu uma chatice. Tivemos sorte com o clima perfeito e acho que nós dois gostamos de nos encontrar pessoalmente (1,5 metros de distância, naturalmente) depois de quase dois meses trabalhando em casa. O amor de Andy por um bom desafio de ciclismo também o tornou o companheiro perfeito para esse passeio – as frequentes reviravoltas, paradas e lentidão e o trabalho para onde ir teria frustrado muitos ciclistas. Mas Andy e eu estávamos em bem, saboreando o desafio, por mais bobo que fosse esse desafio.

Como você leu, houve momentos durante o passeio em que nos questionamos, imaginando se já passamos por uma determinada rua ou não. Em cada ocasião, discutiríamos por um momento antes de decidir inevitavelmente que, se houvesse alguma dúvida, valeria a pena voltar e refazer a seção por garantia.

Cansaço físico e mental

Quando chegamos à final das seis seções da corrida, o cansaço realmente se instalou. Não apenas o cansaço mental de prestar atenção em cada rua e tentar se lembrar de onde estávamos, mas também o cansaço físico. Embora não seja tão montanhoso como alguns outros subúrbios de Melbourne, Ivanhoe certamente não é plano e, depois de mais de três horas no selim, nossas pernas estavam começando a sentir isso. A fraca luz do dia também acrescentava um senso de urgência, e o ritmo parecia aumentar à medida que avançávamos nessa seção final.

Quando o sol começou a se pôr, passamos no que parecia ser a rua final e paramos no acostamento. Até onde sabemos, passamos por todas as ruas de Ivanhoe, mas não tínhamos certeza absoluta.

Verificando o resultado

Uma olhada no meu GPS mostrou que percorremos 86 km em 3 horas e 50 minutos e subimos 940 metros ao longo do caminho. E tudo isso dentro de 2 km de nossas casas.

Quando Andy partiu para completar os três dígitos no pedal, fui direto para casa para verificar meus dados do passeio.

Nunca fiquei tão nervoso olhando um mapa no Strava. Aumentei o zoom, seção por seção, com medo do momento em que encontraria uma rua minúscula e insignificante pela qual não passamos durante uma conversa profunda.

Mas, após várias verificações, não consegui ver nada do que perdemos. Sucesso!

Veja no link a matéria completa com todas as informações da saga.

Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

2 comentários em “85 km de pedal no máximo a 2 km de casa sem usar um mapa”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.