Pode não haver um Tour de France em julho, mas Chris Froome, Egan Bernal e Marianne Vos ainda estarão disputando a camisa amarela no Zwift
Com o Tour tradicional postergado de seu período típico de julho para 29 de agosto. A ASO organizadora do Tour fez uma parceria com a Zwift para lançar o Tour de France Virtual para homens e mulheres.
Assim o evento será marcado pela adição de dois novos mapas à plataforma virtual, “França” e “Paris”, com versões virtuais de Mont Ventoux, Champs Élysées e configurações inspiradas no centro de Nice.
“Não consigo imaginar o mês de julho sem andar de bicicleta”, disse o diretor do Tour, Christian Prudhomme.
“Graças ao Virtual Tour de France, que será amplamente transmitido na TV, os campeões e seus fãs preencherão o vazio deixado pelo Tour de France, que se reunirá com o público em Nice em 29 de agosto.”
A corrida profissional ocorrerá em 6 etapas, com homens e mulheres competindo em percursos idênticos, com duração de uma hora. Dessa maneira os eventos de homens e mulheres serão transmitidos ao vivo. As corridas serão ao longo de três finais de semana: 4-5, 11-12 e 18-19 de julho.
Novo formato
O evento incluirá um formato de Classificação Geral com base em pontos e não no tempo. Em uma mudança adicional no sistema típico da Classificação Geral, os pontos serão atribuídos às equipes e não aos indivíduos, o que significa que os pilotos podem alternar entre os estágios. No entanto, as camisas icônicas, amarelo, verde, branco e bolinhas será usada pelo capitão da equipe que estiver liderando a classificação geral, de montanha, e assim respectivamente.
As formações completas para as corridas profissionais ainda não foram confirmadas, mas os organizadores revelaram que 23 equipes profissionais masculinas e 17 femininas participarão, com Chris Froome, Marianne Vos, Geraint Thomas, Egan Bernal, Greg Van Avermaet e Anna Van der Breggen todos lutando em suas respectivas raças.
“Não há nada maior do que o Tour de France no ciclismo, por dizer que estou animado seria um eufemismo”, disse Eric Min, CEO e co-fundador da Zwift.
“Desde criança, eu sempre ficava colado na frente da TV por três semanas em julho, então me sinto incrivelmente privilegiado pelo Zwift ser capaz de sediar a primeira edição virtual do Tour. Por fim comentou.
O Tour de France Virtual Profissional faz parte de uma iniciativa do “Tour de France United” que arrecadará fundos para cinco instituições de caridade.

Etapas do Virtual Tour de France:
- Sábado, 4 de julho, etapa 1: Nice, 36,4 km (4 x 9,1 km, etapa pequenas subidas)
- Domingo, 5 de julho, etapa 2: Nice, 29,5 km (etapa montanha)
- Sábado, 11 de julho, etapa 3: North-East France, 48 km (etapa plana)
- Domingo, 12 de julho, etapa 4: South-West France, 45,8 km (2 x 22,9 km, etapa pequenas subidas )
- Sábado, 18 de julho, etapa 5: Mont Ventoux, 22,9 km (término em Chalet-Reynard, etapa montanha)
- Domingo, 19 de julho, etapa 6: Paris Champs-Elysées, 42,8 km (6 voltas no circuito)
Para os amadores
Um Virtual l’Etape do Tour Amador em três etapas também estará disponível para o público em geral nos mesmos fins de semana que as corridas profissionais. O evento contudo é uma homenagem ao gran-fondo L’Etape du Tour de France, que este ano foi adiado.
Etapas do L’Etape do Tour Virtual:
- 4 e 5 de julho, Etapa 1: Nice, 29,5 km (682 m de subida, etapa da montanha)
- 11 e 12 de julho, Etapa 2: Sudoeste da França, 45,8 km (2 x 22,9 km voltas, etapa pequenas subidas)
- 18 e 19 de julho, Etapa 3: Mont Ventoux, (22,9 km)