Como escolher a sapatilha certa para seu estilo de uso no ciclismo?

sapatilha

Escolher uma sapatilha para ciclismo pode não ser umas das tarefas mais fáceis, principalmente para quem está iniciando no pedal.

Para você que procura mais informações sobre o assunto, aqui você poderá entender o que precisa para não errar na compra.

Como escolher a sapatilha para ciclismo ideal para o meu estilo?

A sapatilha para ciclismo recomendada para você é aquela que atende assim ao seu uso, digo o uso que faz da bicicleta.

Dessa maneira, o que você deve levar em conta é o estilo de pedal. Pense na modalidade que vai praticar. Se é mtb, estrada, triatlon ou uso urbano. Assim partir daí, a escolha pela sapatilha fica mais fácil.

Parece simples, e é! Mas isso é importante você saber. É comum e muita gente pensar que a sapatilha precisa ser super, ultra, mega profissional. A mais competitiva, é o melhor. Mas o que dessa maneira nem sempre é verdade.

Muitas vezes a sapatilha que promove mais performance, também é a que mais perde em conforto, porque geralmente se prioriza baixo peso, rigidez e aerodinâmica, por exemplo. E essas características não são tão importantes para um ciclista casual, mas também para alguns ciclistas amadores.

Para quem vai pedalar nas ruas e pedalar no estradão de terra de vez em quando.

Se você curte o final de semana de bike ou faz uso urbano ao se locomover pela cidade, ou ainda quer se divertir nas trilhas e curtir a paisagem em uma cicloviagem, você precisa de um modelo que promova mais conforto e dê versatilidade.

sapatilha
Foto reprodução
Para quem curte MTB no estradão mas também vai para a trilha

Neste caso uma sapatilha que tem um bom conforto, mas também já apresenta um nível de rigidez mais alto, para assim promover uma melhor estabilidade na transferência de força na pedalada, e da mesmo forma um solado mais aderente ao piso caso precise sair da bike para andar.

Foto reprodução
Sapatilha de MTB de performance

Dessa forma como o próprio nome já diz, é pra quem busca um pouco mais de rendimento e quer pedalar mais rápido nas trilhas mais técnicas. Nesses modelos, os cravos também são maiores, mas com um sistema de ajuste superior para mais firmeza, com catracas.

sapatilha
Foto reprodução
Sapatilha de MTB de alta performance

Agora, se você quer competir mesmo que de forma amadora, sem abir mão de alto rendimento, mas conforto para andar não é o problema. A indicação será um modelo bem leve e bem rígido. E surpreendentemente bom baixa durabilidade, pois neste caso tudo que importa é o alto desempenho. Em sapatilhas com essas é comum cada marca informar um índice de rigidez.

sapatilha
Foto reprodução
Para uma sapatilha para ciclismo de estrada

As sapatilhas para estrada geralmente possuem uma sola lisa, com alguns poucos cravos no calcanhar e nas pontas, além de mais entradas de ar, que mantêm os pés refrigerados. Da mesma maneira seguem o entendimento de conforto, rigidez e aerodinâmica.

sapatilha
Foto reprodução
Já para a pratica do Triatlon

Quem pratica ou quer praticar Triatlon, a sapatilha reúne qualidade importantes, como facilidade extrema para calçar e descalçar nos momentos de transição, mas também boa capacidade de ventilação para o atleta não ficar com os pés molhados. Assim da mesma forma seguem entendimento de conforto, rigidez e aerodinâmica.

sapatilha
Foto reprodução
Além disso você também pode se interessar:
Medida acertada

Clique no link e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.