Saiba como evitar lesões ou reduzir a ocorrência com essas dicas

lesões


Fala galera vamos falar um pouco mais sobre o que nos afeta nesse retorno aos treinos após esse período de baixa ou parada das atividades.

Ao treinar para provas de longa duração (Maratonas, IronBike, IronMan), muitas vezes são inevitáveis as lesões, mas podemos agir para impedir que ocorram.

Muitos de nós se concentram em simplesmente nadar, pedalar e correr negligenciando as pequenas coisas que podem garantir que não quebremos.

Quando nos concentramos no treinamento, pequenos problemas podem estar se desenvolvendo e isso é disfarçado de músculos tensos ou articulações rígidas. O corpo é extremamente adaptável e compensará qualquer tensão usando músculos diferentes para realizar os movimentos necessários – o resultado é que não percebemos o problema à medida que ele está ocorrendo e então ele aumenta e temos um colapso repentino.

Então, como evitamos que isso aconteça?

O recomendado para o início de qualquer nova temporada é fazer uma análise de movimento completo com um Fisioterapeuta. Dessa maneira eles devem verificar se todos os movimentos básicos estão corretos e se não há desequilíbrios.

Contudo essa opção não estará disponível para todos e pode ser cara, então o que fazer?

Embora não seja possível fazer uma verificação completa, certamente podemos realizar alguns movimentos básicos para verificar se temos problemas. Como triatletas, algumas áreas são tipicamente tensas e ou disfuncionais – quadris / região lombar e glúteos.

QUADRIL

Levante-se com os pés afastados na largura dos ombros – mantendo as pernas retas, coloque as duas mãos acima da cabeça e tente recostar-se o mais longe possível.

Dessa forma o que deve acontecer são os quadris avançarem para permitir que o movimento ocorra. Se você estiver com os quadris tensos, tenderá a ter muito pouco movimento e poderá até sentir tensão na região lombar. Mas em casos graves de quadris rígidos, você pode notar que, ao ficar em pé, você tem uma curvatura excessiva da coluna vertebral e seu bumbum se destaca!

COSTAS

De pé, com os pés juntos, tente se inclinar para que a mão traçe uma linha até o joelho – isso deve ser suave e sem dor. Se você sentir tensão na região lombar, isso pode ser um sinal de perda de flexibilidade ou algum problema.

GLUTEOS

Sente-se em uma cadeira com as costas retas e olhando para a frente. Agora coloque o tornozelo de uma perna sobre o outro joelho e pressione levemente o joelho do pé levantado. Agora, incline-se suavemente para a frente e mantenha as costas retas. Se os glúteos estiverem tensos, você provavelmente sentirá uma profunda sensação de cãibra / dor assim que se mover, se estiverem em boas condições, você poderá inclinar-se para a frente com as costas retas com bastante facilidade.

TRATAMENTO

Se você encontrar algum problema com esses movimentos básicos acima, aconselho buscar ajuda de um Fisioterapeuta, antes de iniciar qualquer programa de treinamento.

Passar algumas semanas trabalhando na Mobilidade e Flexibilidade, sob orientação de um especialista.

Cuidados Diários para evitar as lesões

Todos nós temos rotinas, simplesmente adicionar exercícios de Flexibilidade e Mobilidade a essa rotina reduziria significativamente a ocorrência de lesões e inegavelmente aumentando sua capacidade de treinar de forma consistente.

Ter um rolo de espuma e fazer uma rápida massagem nos músculos em busca de áreas de tensão.

Ao rolar, procure começar pelos pés e percorrer igualmente o corpo, com o objetivo de rolar 10 vezes sobre cada grupo muscular principal, pés, panturrilhas, isquiotibiais, quadríceps, banda iliotibial, glúteos, parte inferior das costas e parte superior das costas.

Contudo se você não conseguir relaxar os músculos, considere visitar um Fisioterapeuta para uma massagem mais direcionada.

Assim ao realizar essa tarefa simples, você será alertado sobre qualquer problema antes de sofrer com graves lesões.

Deixe seus comentários e vamos conversando mais sobre.

Grande abraço galera e vamos juntos nessa jornada.
Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: www.Valutri.com

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