Fodaxman Extreme Triathlon é adiado devido agravamento da pandemia

Fodaxman Extreme Triathlon

Um evento remoto e individual. Dessa maneira foi a proposta da organização com a idealização do Fodaxman Experience e aceita pelos atletas inscritos em função adiamento do Fodaxman Extreme Triathlon, prova de triatlo extremo que passa pela Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. O agravamento da crise da Covid-19 no estado da Região Sul causou o adiamento da próxima edição. Ainda assim, os triatletas, de alguma forma, não ficaram sem um grande desafio ao final deste 2020.

O desafio

Para eles foi criado o Fodaxman Experience, realizado em formato virtual, entre os dias 5 e 13 de dezembro. Apenas os atletas inscritos puderam encarar os 4.000 m de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida, e acumulando a altimetria da prova.⁣

“Os atletas cumpriram as três modalidades, de forma única ou distribuída, em um dia ou em vários dias. A única regra era completar as atividades, inclusive com os 3.650 metros de subida do ciclismo e a corrida com 1.250 de altimetria. Teve atleta que fez todo indoor ou tudo num só dia, ainda que pudesse ser distribuído e realizada da maneira e percurso que melhor conviesse”, explica Rafael Pina, um dos organizadores do Fodaxman Extreme Triathlon

“Foi a forma que encontramos de privilegiar os atletas e entregar uma experiência de endurance neste momento. Ainda, também que usassem todo o potencial construído na preparação e treinamentos para a prova”, por fim completou Pina.

Ao final, a iniciativa proposta pela organização foi um sucesso. Muitos atletas aderiram ao desafio e cumpriram as distâncias de diversas formas. “O relato dos atletas foi muito bacana e provou que nossa decisão foi assertiva. Teve quem fez o Fodaxman Experience em partes do percurso da prova, outros se adaptaram e realizaram o desafio em vários dias. O mais importante foi que todos aderiram”, encerra Pina.

Fodaxman Extreme
Foto divulgação
Então previsto para o dia 13 de dezembro, o Fodaxman Extreme Triathlon mudou para 2021.

Com a mudança significativa da matriz de risco da Covid-19 em Santa Catarina nas últimas semanas, e em alinhamento com as autoridades sanitárias, a organização dessa forma confirmou o adiamento da prova. A organização colocou em primeiro lugar a segurança dos atletas e demais envolvidos no evento, adotando uma postura que exigiu responsabilidade e sensatez não só com os envolvidos no evento, mas também com a comunidade local. Mesmo com a realização do Fodaxman Experience, os atletas estão automaticamente inscritos para o próximo ano.

Sobre o Fodaxman Extreme Triathlon

O Fodaxman Extreme Triathlon é uma prova de triatlo extremo realizada desde 2016 entre as regiões Sul e Planalto Serrano de Santa Catarina. Após os 4.000 m de natação, o percurso dos 180 km de ciclismo inclui a subida da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e por fim os 42 km de corrida contempla o Morro da Igreja, em Urubici. Dessa maneira são 4,7 mil metros de altimetria acumulada e com a chegada a 1.818 metros acima do nível do mar.

Calendário mundial

Na edição do ano passado o Fodaxman Extreme Triathlon integrou surpreendentemente o calendário da Xtri World Tour, que reúne provas de triatlo extremo em todo o mundo, como prospect race (prospecção). Após o adiamento, a edição de 2021, marcada para 11 de dezembro, será a primeira como integrante da programação do circuito mundial.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.