Circuito Grangiro faz sua estreia com prova de mountain bike

Grangiro

Primeira etapa será em Búzios e tem percursos assinados pela equipe Caloi Henrique Avancini Racing

Enfrentar trilhas, diferentes tipos de terreno e ainda sobre duas rodas é bastante desafiador. Assim pensando nos ciclistas que gostam de aventura e adrenalina, o Circuito Grangiro, promovido pela Effect Sport e com patrocínio da Enel e da Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, faz a sua estreia com uma prova offroad em Búzios dia 14 de março. As inscrições já estão abertas e os participantes poderão escolher entre dois percursos diferentes: o “Esporte”, com 35 km e ganho de elevação de 676m;  e o percurso “Pro”, com 60km, altimetria de 1000m, mas também trechos mais técnicos. As duas opções serão assinadas pela Caloi equipe Caloi Henrique Avancini Racing e terão as pistas desenhadas por Ruy Avancini – Team Manager da equipe. O cenário de mar e montanha da prova será especial, o da Mata Atlântica. 

A arena de competição será um ambiente controlado com rígido protocolo de segurança, entre as medidas, estão: layout da arena que garanta distanciamento social, largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária; eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias; medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena e delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.

O Grangiro chega ao calendário de provas de ciclismo já com duas etapas confirmadas para o primeiro semestre.

Além da etapa MTB, em Búzios, no dia 11 de abril acontece a etapa Estrada. Os ciclistas sobem a Serra das Hortênsias, percurso que vai de Teresópolis a Itaipava, Rio de Janeiro. “Estamos muito felizes em conseguir organizar as duas etapas do circuito. Os ciclistas podem esperar grandes desafios e percursos de tirar o fôlego. Da mesma forma, os competidores também encontrarão um ambiente seguro e com protocolos sanitários efetivos para proteger todos os envolvidos nas competições. A nossa equipe está sendo incansável na readequação da arena e dos protocolos conforme as orientações dos órgãos oficiais de saúde”, então explica Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, agência que assina o Grangiro.

Contudo além das provas, o Circuito Grangiro também desenvolve ações sociais nos locais em que organiza as competições. Comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o evento se compromete a plantar 1 mil mudas de árvores, 500 em Búzios e 500 na Serra das Hortênsias, com o apoio da Prima Ambiental, contribuindo dessa maneira para o reflorestamento da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado do Brasil. Na página de inscrição das etapas, os atletas também podem ajudar adicionando um valor simbólico para doar mais mudas à ação.

Grangiro
Marcela – Foto divulgação

Outras causas igualmente abraçadas pelo Grangiro são a mobilidade e a geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo irá oferecer oficinas para jovens e adultos das cidades por onde o Circuito passar. O objetivo portanto é fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike.

Circuito Grangiro

Etapa MTB Búzios
Data: 14 de março
Percursos: Esporte – 35km e Pro – 60 km
Inscrições abertas pelo site: www.ilgrangiro.com/

Novos protocolos de segurança:
  • Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e assim menos cruzamentos.
  • Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias.
  • Implementação de largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária.
  • Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.
  • Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena.
  • Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena.
  • Todo staff de terra do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário).
  • Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena.
  • Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova).
  • Limpeza periódica de toda estrutura da arena.
  • Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva.
  • Cada atleta será responsável em levar o seu próprio suporte de água (mochila de hidratação ou garrafinha) e igualmente manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff.
  • Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração.
  • Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados.
  • Premiação reservada, para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova.
  • Por fim divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.