Aromeiazero fará proposta para a crise da pandemia por meio da bicicleta

Aromeiazero

Aromeiazero vai mostrar, através de um Guia, como implementar e executar projetos relacionados à bike

Devido às restrições causadas para conter o avanço do coronavírus, muitas pessoas passaram a evitar o transporte público para se locomover nas cidades. Dessa maneira, uma velha conhecida de duas rodas voltou a ganhar protagonismo: a bicicleta.

Foi enxergando a bicicleta como uma potente ferramenta de geração de impactos sociais positivos, além de um meio de transporte limpo e saudável. Que então o Instituto Aromeiazero realizará no dia 08/04, às 10h30, no seu canal do Youtube e na página do Facebook, a live de lançamento do Guia de Projetos do Aro. Trata-se de um Ebook então gratuito, estilo “faça você mesmo”, desenvolvido em 2020 e 2021 pela equipe e que será disponibilizado no site do instituto.

Logo no início da pandemia, em 2020, a prefeitura de Bogotá, na Colômbia, abriu 117 quilômetros de novas ciclovias na cidade. Dessa maneira seguindo a recomendação das organizações internacionais de saúde para que se limite o número de passageiros em circulação nas redes de transporte público. Ou seja, houve um alinhamento da mobilidade urbana sustentável com o combate à COVID-19.

Visto isso, certamente vale ressaltar a importância de ampliar o uso da bicicleta para fins lucrativos, fomentar o desenvolvimento de uma comunidade e resgatar a rua e o ambiente público como espaço de convivência e de expressão cultural.

A ideia do Guia de Projetos do Aro é compartilhar a experiência de dez anos do Aro no mundo da bicicleta, destacando três dos projetos que então vêm impactando crianças, jovens e adultos:

  • O Bike Arte, que busca fomentar o direito à cidade, por meio da promoção de atividades culturais no espaço público, com intervenções artísticas e urbanas, eventos culturais e oficinas;
  • Viver de Bike, que, a partir de formações de empreendedorismo e mecânica de bicicletas, amplia as possibilidades de utilização com a finalidade de geração de renda;
  • Rodinha Zero, com o objetivo de sensibilizar e formar multiplicadores para ampliar a cultura da bicicleta e promover o desenvolvimento integral da criança.

Por meio do Guia de Projetos do Aro será possível aprender a transformar a bicicleta como possível ferramenta de fonte de renda, empreendedorismo, arte, cultura. Mas também acesso à cidade, e implementar os projetos em ONGs, setor público e empresas parceiras de todo o Brasil.

O Itaú Unibanco, igualmente por acreditar na importância da valorização do transporte ativo para o desenvolvimento sustentável das cidades, é patrocinador da live e do Guia de Projetos do Aro

O evento de lançamento contará com a participação de Eveline Prado Trevisan, coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BH Trans; Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco; Lilian Prado, diretora executiva da Acreditar; e Jam Santana, fundadora do Pedala Afro.

Depois da live haverá um bate-papo com a equipe do Aro em uma sala virtual. 

Sobre o Aro

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas, mas também de pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.

Redes Sociais do Aromeiazero

Instagram
Facebook
Youtube

Foto capa divulgação Aromeiazero

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.