App promove cultura de doação e impacta positivamente o terceiro setor
Em meio a tantas dificuldades que o Brasil vem passando e o crescimento da fome e da miséria devido a pandemia, ações de solidariedade se multiplicaram em todo o país. Diversas redes foram construídas para captar recursos, combater a crise sanitária e econômica e ajudar famílias em situações de vulnerabilidade.
De acordo com dados do monitor da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), o número de doações chegou a R$6 bilhões no início da pandemia. Porém, a média mensal vem diminuindo. Em junho de 2020, a arrecadação ficou 88% abaixo do registrado em maio.
Assim pensando em contribuir com as Organizações Não Governamentais (ONGs), os empresários André Kok e Saulo Marchi lançaram em fevereiro de 2021, o Km Solidário. Trata-se de um aplicativo gratuito com a finalidade de desenvolver a cultura de doação, transformando quilômetros percorridos nas atividades do dia a dia em apoio financeiro para mais de 10 ONGs cadastradas.
O Aromeiazero dessa maneira é uma delas. O Instituto promove mudanças no modo de vida das pessoas, combate a desigualdade social e torna as cidades mais verdes e resilientes através de projetos relacionados à bicicleta. Assim sendo o apoio financeiro desta e de outras campanhas colaboram com as ações desenvolvidas pelo Aro.
“O desafio é grande, mas é muito bonito o que a gente se propôs. Temos que dar 3 voltas ao mundo pedalando, todo mês, para bater nossa meta de arrecadação. Parece impossível, mas com a ajuda de cada um, rola”, então explica Murilo Casagrande, sócio fundador e diretor do Aromeiazero.

Sobre o Aro
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.
Como participar
Os interessados em contribuir com o Instituto, precisam fazer download do app no celular, escolher por exemplo o Aromeiazero e o tipo de atividade que vão realizar e clicar em concluir ao finalizar. A partir daí, as distâncias percorridas em bike, caminhada, natação ou corrida são convertidas em doações financeiras. Vale informar que nada é cobrado do usuário, todo o dinheiro vem por meio dos patrocínios e anúncios existentes dentro do aplicativo. Caso queira ajudar, mas não pode praticar exercícios é possível doar um valor no próprio app. As doações podem ser por cartão de crédito, boleto ou pix.
O aplicativo está disponível em Android e IOS e ocupa menos espaço no celular do que um vídeo de dois minutos. Além disso, pode ser sincronizado com FitBit, Garmin, Polar, Strava ou Apple Saúde. Para quem já tem histórico de resultados e rankings nesses programas, não precisa se preocupar, nenhuma informação se perderá.
Para saber mais, confira a página do Km Solidário no site do Aro: https://www.aromeiazero.org.br/kmsolidario
Foto divulgação Aromeiazero/Km Solidário
Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.
Além disso você também pode se interessar:
- Avancini e Santander celebram parceria promissora em ano olímpico
- Giro d’Italia 2021 16ª etapa – Egan Bernal vence mais uma etapa
- Robert Marchand, recordista da hora na categoria 105 anos, morre aos 109

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!