Aposentado, Matias percorreu sozinho 7.400 km pelo Brasil de bicicleta

matias

O cicloviajante doou quilômetros para o Instituto Aromeiazero através do aplicativo Km Solidário

Em 5 meses na estrada, Matias Correa dos Santos pedalou pelo Sudeste e Sul do Brasil para mapear o trajeto e divulgá-lo a fim de incentivar o cicloturismo nacional. Aposentado e com 63 anos, Matias é natural de Caraá, Rio Grande do Sul e reside atualmente em Campinas, São Paulo. O cicloviajante conta que se preparou muito antes de começar a viagem.

“Fiz um treinamento ciclístico em meio a natureza, para conhecer meu corpo e trabalhar o psicológico. Saia de madrugada com frio e com pouca alimentação”, então comentou.

Em  17 de janeiro deste ano, ele resolveu dar andamento à primeira fase do seu projeto “Campinas e Uruguai” e percorreu 2.812 quilômetros até o Chuí, município brasileiro mais distante da linha do Equador. Matias então contou que seu plano inicial era entrar no Uruguai, porém ficou barrado na Alfândega devido a pandemia. Mas quem pensa que isso foi motivo de desistência, está enganado.

“Em nenhum momento de minha trajetória houve desânimo. Sempre pedalei com propósito e objetivo. Eu vivo sob comando do tempo e penso que se não consegui entrar, foi porque não era pra eu estar lá”, então analisou.  

Matias acampou por dois dias no Chuí e tirou esse tempo para elaborar a segunda etapa do projeto, denominado “Percorrendo o Rio Grande do Sul”, onde seguiu pelo extremo sul e chegou à capital, onde mora sua mãe. Ele diz que foi lá que nasceu a terceira e última etapa de sua viagem, chamada de “Retorno para Campinas”. 

O cicloviajante Matias Santos

Após quase cinco meses desbravando o Brasil, Matias então descobriu o Instituto Aromeiazero. Uma organização sem fins lucrativos, que promove projetos através da bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e tornar as cidades mais verdes e resilientes. Assim ao conhecer a ONG, ele ficou sabendo sobre a possibilidade de doar seus quilômetros através do Km Solidário, um aplicativo gratuito cujo objetivo é desenvolver a cultura de doação, transformando quilômetros percorridos nas atividades físicas em apoio financeiro para instituições cadastradas.

Matias doou, mais 1.730 km para o Aromeiazero. “A ideia do aplicativo é excelente. É uma forma de eu me sentir um pouco mais útil dentro dos meus propósitos e colaborar, mesmo que indiretamente, com a vida de muitas pessoas”, comentou.

Mas vale lembrar que não é preciso fazer uma cicloviagem de milhares de quilômetros para usar o Km Solidário, qualquer saída rápida, como uma ida à padaria, pode ser transformada em doações para o Aro. Baixe o aplicativo, escolha o Aromeiazero e lembre-se de clicar em concluir ao finalizar a atividade.

O aplicativo está disponível em Android e IOS e pode ser sincronizado com FitBit, Garmin, Polar, Strava ou Apple Saúde. Para quem já tem histórico de resultados e rankings nesses programas, não precisa se preocupar, nenhuma informação será perdida. Para saber mais, confira a página do Km Solidário no site do Aro: http://bit.ly/kmsolidario .
A viagem de Matias terminou no sábado, 3 de julho, concluindo os 7.400 km. Em seu Instagram é possível rever a jornada. Também é possível conferir os mapas diários das pedaladas através do Facebook do ciclista.

Fotos divulgação

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

2 comentários em “Aposentado, Matias percorreu sozinho 7.400 km pelo Brasil de bicicleta”

  1. Muita admiração, parabéns pela atitude e ajudar a quem precisa. Show.
    Lindo demais.
    Abraço.

  2. Show de bola, parabéns pela cicloviagen.. e continuem sempre assim com essa disciplina.
    E sucesso nas próximas cicloviagens..
    Eu uso o KM Solidario tbm e doou todo mês uns 1000 km pra escola chamada mão amiga cadastrada no km solidário . Abcos meu caro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.