Existe uma frequência cardíaca ideal para a atividade física?

frequência cardíaca
EXISTE UMA FREQUÊNCIA CARDÍACA IDEAL?

Fala galera vamos conversar um pouco sobre esse assunto que sempre gera dúvidas e polêmicas entre nós atletas e treinadores, mas o que determina a nossa frequência cardíaca, o que faz ser alta ou baixa, é melhor ou pior, seja por genética, exaustão, estresse ou algum outro motivo, uma frequência cardíaca elevada pode parecer alarmante, assim como uma muito baixa, mas quando devemos nos preocupar e ou ignorar?

Acreditamos que quanto mais treinarmos, mais eficiente será seu sistema cardiovascular, menor será sua frequência cardíaca, tanto em repouso quanto em resposta a estímulos de treinamento. Mas isso não vale para todos e pode variar entre pessoas. 

O QUE É UMA FREQÜÊNCIA CARDÍACA NORMAL EM REPOUSO? 

Não podemos simplesmente determinar um número fixo e taxar como normal ou não, mas é típico que a frequência cardíaca em repouso (FCR) dos atletas seja mais baixa do que da população em geral. Por isso temos frequências cardíacas em repouso na faixa de 40 a 60 batimentos por minuto (BPM), e atletas de elite podem ir abaixo disso, enquanto pessoas destreinadas ou não praticante de esportes tendem a ficar entre 60 – 100. 

Geralmente as mulheres tendem a ter uma frequência mais alta que dos homens, porque seus corações são geralmente menores e, portanto, precisam bater mais para bombear o sangue. 

Clinicamente, uma frequência cardíaca em repouso entre 60 e 100 BPM é considerada saudável. Então, você pode ter frequência cardíaca em repouso bem acima da média dos seus amigos atletas. Embora possa ser estranho entre atletas, esses indivíduos não estão doentes ou estão em risco do ponto de vista médico. 

Alguns estudos relatam que a frequência pode variar significativamente sem ser um problema de saúde, mas por causa de cansaço ou estresse.

Contanto que a variação não saia frequentemente de sua “faixa normal”, não existe problemas.

FREQUÊNCIAS CARDÍACAS MAIS ALTAS DURANTE O TREINAMENTO

Para estabelecer a frequência cardíaca máxima, usasse muito a equação 220 menos a idade (é uma metodologia falha e muito limitada e com baixa precisão e eficácia) podendo alguns atletas atingirem uma frequência cardíaca de trabalho acima do resultado dessa subtração simples. 

Você pode fazer testes para descobrir a sua frequência cardíaca máxima, durante intervalos curtos e intensos e depois determinar as faixas de treinamento da zona de frequência cardíaca a partir daí. 

Em teoria, atletas que têm frequências cardíacas máximas de trabalho mais altas e mais baixas em repouso têm corações e pulmões mais eficientes. Mas às vezes alguém com menor eficiência cardiovascular no papel pode contradizer isso com seus números na prática.

Uma maior eficiência motora pode trazer mais economia de energia, tornando o atleta mais rápido com menos esforço. 

Assim como acontece com a frequência cardíaca em repouso, ter uma frequência mais alta não significa que você está mais treinado. 

OVERTRAINING, SUB-RECUPERAÇÃO

Mas se você identificar mudanças repentinas em sua capacidade cardiovascular, caso parecer estar diminuindo em vez de melhorar à medida que avançam no programa, isso pode ser um indicador de OverTraining, sub-recuperação ou ambos.

Ter um registro das frequências cardíacas de trabalho e repouso ao longo do tempo ajudará você a identificar tendências e encontrar anomalias entre os dados do seu treinamento.

Mantenha uma rotina de verificação do seu coração. Visite um cardiologista anualmente, isso será uma maneira de se manter seguro de sua condição cardíaca.

Deixe nos comentários o que você achou sobre esse assunto e vamos conversar mais sobre.

Italo Valu
Treinador de Triathlon ; Graduado em Ed Física
Treinador Certificado IronMan;
CBTRI Nível 2; Training Peaks
valubikes@gmail.com
Instagram: @VALU_TRI
Facebook: Valu Triathlon
SITE: www.Valutri.com

Fotos divulgação

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1 comentário em “Existe uma frequência cardíaca ideal para a atividade física?”

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