RockShox Flight Attendant, novo sistema eletrônico e automático da marca

RockShox Flight Attendant

O novo RockShox Flight Attendant Wireless Electronic Suspension Damping combina dados de sensores para assim, automaticamente alternar seu amortecimento de suspensão entre três modos: Lock, Pedal e Open.

O sistema é composto por 3 sensores localizados no garfo, amortecedor e pedivela que enviam informações em tempo real para o módulo de controle localizado no garfo (barra direita). Que dessa maneira por meio de seu próprio algoritmo é responsável por travar, destravar ou adaptar igualmente o garfo e o amortecedor a cada a cada 5 milissegundos.

Como referência, uma piscada leva em média entre 300 e 400 milissegundos, dessa maneira, no tempo de uma piscada, o comissário de bordo tomou cerca de 80 decisões com base no terreno e nos dados do passageiro.

RockShox Flight Attendant
Tecnologia SRAM AXS

O RockShox Flight Attendant é um grande salto tecnológico mas também conta com a tecnologia AXS que SRAM vem utilizando há anos em seus grupos eletrônicos tem sido utilizada para este propósito. Que dessa maneira usa o mesmo sistema de bateria compatível com conjuntos de grupos SRAM AXS e canote retrátil RockShox Reverb.

Por hora apenas para Trail e Enduro

O novo sistema da RockShox esta dessa maneira disponível para MTB Trail e Enduro. Assim nas suspensões Pike, Lyrik e Zeb. Mas é fácil presumir que não demorará muito para que o vejamos nas bicicletas XC.

Como funciona

O sistema oferece 3 posições de compressão: Aberto, Pedal e Travado. Com a posição aberta ativada, as suspensões funcionam com curso completo. Na posição Pedal, a suspensão adota uma posição intermediária que melhora a tração ao pedalar. Por fim, com o bloqueio ativado, a suspensão permanece firme para maximizar o esforço e transferir toda a força da pedalada.

Modo automático

No entanto, essas três posições funcionam no modo Automático por padrão. À medida que pedalamos, o sistema de bordo ativa a posição que melhor nos convém, dependendo do terreno e de nossa pedalada. Mas se por algum motivo você quiser sair do modo automático, você pode selecionar um modo Manual e escolher qualquer uma das posições acima. Para ativar o modo Manual e alternar entre as posições, você pode usar o controle remoto localizado no lado esquerdo do guidão (o mais comum) ou você também pode usar o módulo de controle localizado no garfo.

Override

Além do modo automático, há uma terceira opção chamada Override, que você pode selecionar na alavanca do guidão e ativar uma posição pré-determinada (Abrir, Pedal ou Travar).

O que acontece se ficar sem bateria?

Existe o modo de segurança, que só é ativado quando o sistema detecta um problema ou como um nível de bateria extremamente baixo. Assim nesse caso, o modo de segurança é ativado e mantém as suspensões abertas até que o problema seja resolvido.

O sistema automático de acordo com o estilo de cada piloto

O Bias Adjust oferece a possibilidade de ajustar a forma como o sistema atua no modo Auto, de acordo com as preferências e o estilo de cada piloto. Por padrão, o sistema é definido no meio. Bias 0, para um equilíbrio perfeito entre as três posições de suspensão. Ajustar o Bias de acordo com o estilo de pilotagem pessoal informa ao sistema se deve favorecer a posição Aberta ou Travada.

Ajuste de compressão

O ajuste de desempenho e a sensação do garfo e do amortecedor pode ser feito a partir do módulo de controle do garfo ou do próprio App e oferece 10 posições de ajuste.

Aplicativo Sram AXS

O aplicativo de smartphone SRAM AXS se tornou uma parte essencial do RockShox Flight Attendant. No celular você pode fazer todas as configurações do sistema, bem como o resto dos componentes do AXS, mas também pode verificar o nível da bateria ou atualizar o firmware.

O sistema RockShox Flight Attendant vem em 3 modelos de garfo, 1 amortecedor e 2 modelos de pedivela, mais o controlador

O módulo de controle localizado na barra direita, é responsável por coletar e interpretar as informações provenientes dos três sensores. E assim, enviar informações ao garfo e amortecedor sobre a posição selecionada. Além disso, todos os ajustes e controles do sistema podem ser feitos a partir deste módulo.

Pedivela SRAM XX1 e X01 EAGLE Flight Attendant

Outra parte importante do novo sistema, o sensor do pedal, está localizado no pedivela. Este sensor está integrado nos novos pedivelas em carbono SRAM XX1 e X01 Eagle Flight Attendant. A marca afirma que são os mais leves, rígidos e resistentes que já fabricaram.

Amortecedor RockShox SUPER DELUXE ULTIMATE Flight Attendant

O novo Super Deluxe Ultimate Flight Attendant agora conta com o Motor Module que coleta todos os dados em tempo real e os envia para o módulo de controle localizado na bifurcação. O novo sistema RCT3 de 3 posições agora funciona mais otimizado.

Controle no guidão

O novo controlador esquerdo com dois botões pode controlar o novo sistema de suspensão, se você quiser ativar o modo Override, e para levantar ou abaixar o canote retrátil RockShox Reverb AXS.

Disponibilidade e preços ainda não divulgados pela marca.

Fotos divulgação RockShox

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.