Ouro Biker reúne ciclistas e turistas em Minas Gerais

A ultramaratona Ouro Biker ocorre nas montanhas e vales na cidade de Ouro Fino. Evento traz ainda gastronomia, cultura e ações de responsabilidade social

A ultramaratona Ouro Biker acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro/21 em Ouro Fino, no Sul de Minas Gerais. Em cenário paradisíaco de montanhas e vales, acontece a “Ultramaratona Ouro Biker – Pelas Montanhas do Brasil”. A 3ª edição da Ouro Biker reúne 1200 atletas profissionais e amadores, mais de 20 mil pessoas. Turistas e visitantes devem passar pelos 3 dias do festival para conferir as provas e as atrações culturais ao ar livre, em palcos e tendas. Dessa maneira uma oportunidade de retorno aos eventos e reencontros com amigos após a vacinação e o controle da pandemia de Covid-19.

Local

Hotéis e pousadas da região estão lotados e o comércio espera acelerar também nos negócios depois das longas restrições então impostas pela pandemia. Mas além das competições esportivas, a Ouro Biker conta com uma área de 30 mil m2. Assim contará com atrações gastronômicas, como um festival de food trucks, mais de 50 tendas de patrocinadores, fisioterapia e serviços de saúde, expositores de diferentes segmentos. Por exemplo moda, a acessórios esportivos e ações sustentáveis para estimular o uso de fontes de energia limpas e renováveis, como a exposição de placas fotovoltaicas de captação de energia solar, shows e palestra com um dos principais nomes do mountain bike brasileiro.

O atleta José Ilson Pereira Junior, Ilsinho, que vai contar a sua história de superação depois de um acidente que o deixou tetraplégico. Recuperado, ele participa atualmente de provas de corrida. No sábado, dia 11, ocorre a Ouro Kids para crianças de 5 a 12 anos. A competição para os pequenos acontece num circuito especial e premia com troféu os 5 primeiros colocados de cada faixa etária. Entretanto a inscrição no Ouro Kids é a doação de 1kg de alimento não-perecível, que será revertida para as instituições que cuidam de crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social na cidade de Ouro Fino e região.

A prova

A prova de mountain bike para os adultos ocorre no domingo (12/12) e terá três modalidades: a Turismo percorrerá 32 km, a Sport, 61 e a Pro, 80 km. Trilhas com muita adrenalina e aventura, que iniciam e finalizam do centro de Ouro Fino, previsão de altas temperaturas (em torno de 28 graus) e altitude de até 1550 metros. No trajeto, trechos de asfalto, mas também estradas de terra irregulares, poeira, pedras, obstáculos naturais, escaladas e descidas alucinantes. Um cenário bucólico que alterna montanhas, vales, araucárias gigantes e centenárias, cachoeiras, pontos turísticos, por exemplo a temida trilha “Inferninho” e um trecho do “Caminho da Fé”. O ponto alto da prova é a subida da Pedra Itaguaçu. Trecho mais desafiador por ter 17% de inclinação e altimetria elevada. Teste de resistência e de técnica para os ciclistas, mas há a recompensa de uma vista cinematográfica de mais de 30 municípios vizinhos.

Pré-prova

Antes das provas, um kit especial para cada atleta com squeeze, boné, camiseta de ciclismo e brindes oferecidos pelos patrocinadores. Durante o percurso, pontos de hidratação com água, bebidas isotônicas e carboidratos garantem o bem-estar dos ciclistas. A infraestrutura da Ouro Biker contempla, ainda, equipe de atendimento aos atletas, com fisioterapeutas, serviços de primeiros socorros e 3 ambulâncias com UTIs. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o uso de máscaras pela equipe e visitantes é obrigatório para circular no evento. As atrações serão todas ao ar livre e distribuídas numa arena de 30 mil m2, dessa maneira evitando aglomerações. Mas também haverá dispensers de álcool-gel em diversos pontos e a distribuição de garrafas de água individuais aos atletas, durante a prova.

Democrática, no ano passado, a competição reuniu homens e mulheres, atletas de 13 a 62 anos de idade, mas também portadores de necessidades especiais, como cadeirantes e amputados. Os vencedores – os 5 melhores colocados de cada modalidade feminina e masculina – ganham troféus, medalhas e mais de 20 mil reais distribuídos entre as modalidades.

“Além do jeitinho mineiro de receber, um outro diferencial da Ouro Biker é ser inclusiva. Todas as categorias femininas são idênticas às masculinas, o que valoriza a participação das mulheres no esporte. Tivemos 30% de inscritas do sexo feminino nesta edição. E a categoria PNE (Portadores de Necessidades Especiais), que todo ano dá um show à parte em superação”. Por fim destaca o empresário Nathan Morais, um dos criadores da Ouro Biker.

Entretanto o evento aposta ainda em ações de responsabilidade social, como o combate à fome, com arrecadação de alimentos, e compra de mudas nativas para serem reflorestadas na área rural do município.

Serviço

Ultramaratona Ouro Biker – Pelas Montanhas do Brasil
Dias 10 (das 12 às 23h30), 11 (das 10 às 22h) e 12/12/21 (das 05h30 às 18h)
Rua José Esteves, 380 – CEP 37570-000 – Ouro Fino – MG
Entrada gratuita na Arena Ouro Biker e nos shows.
Taxa de inscrição para os atletas: de 149 reais a 289 reais, até o dia 08/12.
Crianças não pagam taxa, apenas a doação de 1kg de alimentos não-perecíveis.

Assim mais informações no site.

Fotos divulgação Ouro Biker

Aviso: Se você é o detentor dos direitos autorais das imagens utilizada nessa matéria, entre em contato para que possamos dar os devidos créditos ou retirar, caso assim seja necessário.

Além disso você também pode se interessar:

Clique aqui e veja os descontos que nossos parceiros concede para nossa audiência!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.